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Imagem: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Febraban faz alerta para alta de golpes em época de pagamento do 13º salário

Federação listou os cinco golpes mais comuns nesta época do ano


Por João Henrique do Vale

As quadrilhas especializadas em estelionato têm intensificado as ações neste final de ano. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) fez um alerta para os diferentes golpes praticados pelos criminosos, que se aproveitam da pressa dos consumidores em comprar presentes de Natal, e também do pagamento da segunda parcela do 13º salário.

E um dos ambientes favoritos dos estelionatários para fisgar as vítimas é a internet. A Febraban recomenda ao consumidor que sempre procure sites conhecidos e digite o endereço da loja no navegador. Outra dica é pesquisar o valor real do produto para saber a média de preços. Sempre desconfie das promoções com valores bem menores.

Em compras no comércio de rua, o alerta é com cuidados com o cartão. O ideal, segundo a Febraban, é passar você mesmo na maquininha, e sempre conferir o valor da compra antes de digitar a senha ou aproximar o cartão. Por fim, verifique se o cartão devolvido é realmente o seu.

Veja os cinco golpes mais comuns

Golpe das falsas vendas

A Febraban alerta que nesta época do ano são comuns abordagens de criminosos com páginas falsas que simulam e-commerce; promoções inexistentes enviadas por e-mails, SMS e mensagens de WhatsApp, e a criação de perfis falsos de lojas em redes sociais. O produto ofertado está com o preço muito abaixo do que é vendido no comércio em geral? O vendedor está te pressionando para fechar logo uma compra dizendo que ela pode ficar indisponível? A chance de ser um golpe é grande.

O consumidor sempre deve ficar muito atento. O produto tem um preço médio no comércio de R$ 1.000,00, mas alguém está anunciando o mesmo item por R$ 300,00? Há fotos e vídeos de antes e depois de produtos com resultados mirabolantes? A loja oferece poucas opções de pagamento? O e-commerce é recém-criado em rede social? Desconfie, porque pode ser golpe.

Criminosos também clonam sites de varejistas famosos para induzir os consumidores ao erro, colocando uma letra a mais no endereço do site, que muitas vezes fica imperceptível para o cliente ou ainda trocando, por exemplo, uma letra “o” pelo número “0”. Por isso, a recomendação é que o cliente faça sua pesquisa de preços, e quando escolher a loja, digite diretamente o endereço do site na barra do navegador.

Phishing

O phishing, ou pescaria digital, é uma fraude eletrônica que visa obter dados pessoais do usuário. A forma mais comum de um ataque de phishing são as mensagens e e-mails falsos que induzem o usuário a clicar em links suspeitos. Também existem páginas falsas na internet que induzem a pessoa a revelar dados pessoais.

Sempre verifique se o endereço da página de internet é o correto. Para garantir, não clique em links. Além disso, nunca acesse links ou anexos de e-mails suspeitos. Mantenha seu sistema operacional e antivírus sempre atualizados.

Golpe da troca do cartão

Golpistas que trabalham como vendedores prestam atenção quando você digita sua senha na maquininha de compra e depois trocam o cartão na hora de devolvê-lo. Com seu cartão e senha, fazem compras usando o seu dinheiro.

Quando você for fazer uma compra com seu cartão físico, lembre-se dos “Sempre”: sempre cheque o valor na tela da maquininha, sempre confira se o cartão que te devolveram é o seu mesmo e sempre passe você o cartão na maquininha. Não entregue cartões para ninguém.

Golpe da maquininha quebrada

No pagamento, o golpista dá para a vítima uma maquininha com o visor danificado ou se posiciona de uma forma que a vítima não veja o preço cobrado na tela. O valor inserido é bem superior ao pedido e o cliente só percebe que fez um pagamento maior depois de um tempo.

Chegou alguém pedindo para você passar o cartão em uma maquininha com a tela quebrada? Não passe seu cartão em telas com defeito. É golpe. Se acontecer essa situação com você, não aceite fazer pagamentos.

Golpe do brinde

Após descobrirem dados pessoais, quadrilhas de criminosos entram em contato com a vítima e dizem que têm um brinde para entregar e insistem para que a pessoa receba o presente pessoalmente. Os criminosos chegam a dar algo para a vítima, geralmente flores ou cosméticos. Alegam que são prestadores de serviços e que não sabem informações de quem realmente pediu para fazer a entrega. Pedem um pagamento de uma taxa, que só pode ser paga com cartão.

O entregador pode entregar uma maquininha com o visor danificado. Em outra variação deste golpe, o bandido diz para a vítima que ela precisa fazer uma selfie para receber o brinde. Colocam uma fita isolante no celular ou tampam todos os campos para que a pessoa não perceba que está dentro de um aplicativo bancário e prestes a para fazer autenticação biométrica para uma operação de crédito.

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