Servidores do Governo de Minas Gerais recebem, nesta quarta-feira (15), o 13º salário, pago integralmente, sem atrasos e sem parcelamento. Essa é a primeira vez, nos últimos seis anos, que o Estado quita o benefício em dia, sem prejuízo para mais de 600 mil trabalhadores, entre ativos e aposentados.
Além do 13º, o governo de Minas tem pagado os salários em dia e sem parcelas desde o mês de agosto. Os vencimentos não eram quitados integralmente, no prazo previsto, desde 2016.
A regularização do pagamento de servidores era uma das principais metas do governo de Romeu Zema (Novo), e acontece graças à venda da folha estadual para o Banco Itaú, por R$ 2,42 bilhões.
Outra mudança assegurada pelo governador foi a quitação do passivo de férias-prêmio convertidas em espécie, no valor de R$ 701 milhões - medida que beneficiou cerca de 25 mil servidores. O pagamento havia sido suspenso pelo governo anterior, em 2015. Do total em atraso, aproximadamente 80% correspondia ao benefício devido até 2018, antes da gestão de Romeu Zema.
(Com informações de Agência Minas)