Economia

  1. Notícias
  2. Economia
  3. Horóscopo financeiro dos casais
Imagem: Foto: Unsplash

Horóscopo financeiro dos casais

Descubra o nível de risco do seu relacionamento


Notícias

Samuel Barbi

Especialista em economia, entra ao ar às segundas-feiras com a coluna MundoZFundos, no RádioCast 98


O lado financeiro está intimamente ligado à qualidade de uma união sentimental. Pesquisa realizada pelo Banco Central do Brasil revela que 46% dos casais brigam por dinheiro, 51% culpam o outro pelo desequilíbrio financeiro e 29% não revelam detalhes de suas finanças pessoais para o parceiro. Problemas financeiros são o segundo maior motivo de divórcios em todo o mundo, perdendo apenas para questões relacionadas à infidelidade.

Para evitar problemas no campo das finanças, é muito importante que o casal se conheça bem e trace rotas de convivência de acordo com o nível de risco de seu relacionamento. O horóscopo financeiro dos casais é um tópico do incrível livro “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos”, do renomado Gustavo Cerbasi. Vamos conhecê-los:

●    Descontrolado: Não tem controle sobre o que entra e sai de sua conta bancária. Usa com muita frequência o cheque especial, deixa de pagar o cartão de crédito e está sempre envolvido em dívidas. Por desconhecimento, preguiça ou indisciplina, nunca prioriza a organização de sua vida financeira. Este perfil é muito propenso a gerar conflitos em seus relacionamentos.

●    Gastador: “Carpe diem” é seu lema. Foca em viver o presente sem se preocupar com o futuro. Em geral gosta de ostentar com viagens, roupas e carros imponentes. Não se incomoda em encarar um financiamento, quando o objetivo é seu bem-estar agora.

●    Desligado: Gasta menos do que ganha, mas não sabe quanto. Quando atinge um valor mais alto em seus investimentos, viaja, troca de carro ou melhora seu padrão de vida. Não faz muitos planos para o futuro. Tende a evitar conflitos e é conduzido pelo perfil de seu parceiro na relação.

●    Poupador: Sabe que é importante guardar para o futuro, então, faz de tudo para levar uma vida mais simples e economizar dinheiro. Teme perder o dinheiro economizado com tanto sacrifício, concentrando-se em investimentos de baixo risco. O poupador tem dificuldades de desfrutar o momento presente por medo de atrapalhar o futuro, podendo ser interpretado como uma pessoa mesquinha.

●    Financista: Por compreender o mundo financeiro, planeja, calcula e monitora suas ações tendo em vista o alcance de objetivos muito claros. Não se limita unicamente pelos gastos, criando fontes alternativas de renda. Busca investir com equilíbrio e racionalidade.


É o encontro desses distintos perfis que formam um casal. Diferentes pares podem apresentar risco baixo, médio ou alto de problemas financeiros, que desaguem ou não em atritos nos seus relacionamentos. Veja os riscos na tabela a seguir:


Relações Tóxicas - Alto Risco

Descontrolados apresentam alto risco para qualquer relação. Desgastam e sobrecarregam os demais perfis, promovendo um ambiente de frustração no casal.

Gastadores também apresentam risco elevado para a saúde financeira de quase todos os perfis. Desligados, por sua vez, seguem o perfil de seus parceiros.

Para relações de risco mais elevadas é importante contar com apoio profissional. A presença de um consultor financeiro pode ajudar a superar as dificuldades e construir um ambiente mais saudável para o casal.


Relações Equilibradas - Médio Risco

Gastadores e Financistas podem formar um casal bastante equilibrado. O financista consegue traçar metas de curto, médio e longo prazo e demonstrar ao gastador que o esforço de poupar e investir hoje se converte em melhores condições de vida num futuro não tão distante. Enquanto isso, o gastador, consegue desenvolver melhor o lado humano do financista e fazê-lo desfrutar o hoje com um maior equilíbrio.

Quando os Desligados estão em um relacionamento com Financistas, tendem a desenvolver um presente e futuro interessantes. Quando se unem a outros Desligados ou com Poupadores, o apoio de um profissional pode ser essencial para colocar metas no papel, traçar rotas para atingi-las e ainda melhorar o relacionamento com as finanças.


Relações de Sucesso Financeiro - Baixo Risco

Poupadores e financistas formam casais com dinheiro certo na conta bancária. No entanto, devem tomar cuidados especiais com o excesso de pensamento no futuro, que pode gerar certa monotonia nos relacionamentos. Para isso é importante gastar algum dinheiro para celebrar cada meta atingida.


Para mais dicas de como lidar como os casais podem lidar melhor com seu dinheiro, confira o artigo "Como casais podem lidar melhor com seu dinheiro?".



* Esta coluna tem caráter opinativo e não reflete o posicionamento do grupo.
Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais