Economia

  1. Notícias
  2. Economia
  3. Jovens belorizontinos estão devendo mais, aponta estudo da CDL/BH
Imagem: Pexels / Divulgação

Jovens belorizontinos estão devendo mais, aponta estudo da CDL/BH

55% dos endividados da capital têm entre 18 e 29 anos, segundo levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas da capital


Por Lucas Rage

Os jovens belorizontinos estão com mais dificuldade para pagar suas contas.

O dado integra levantamento divulgado nesta quarta-feira (17) pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), que aponta o endividamento da população entre 18 e 29 anos da capital mineira.

Segundo o estudo, esta faixa etária concentra mais de 55% das dívidas. Entre os principais motivos para a inadimplência está o uso excessivo do cartão de crédito. “Com a alta taxa de juros vigente, tem sido cinco vezes mais caro utilizar o crédito. Por este fator e também pela média salarial mais baixa, a população dessa faixa etária tem se endividado progressivamente”, detalha o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva. 

Segundo a CDL/BH, a indadimplência subiu 0,78% em BH, entre maio e junho.

Para o presidente da entidade, Marcelo de Souza e Silva, é essencial o planejamento financeiro, diante deste cenário, sempre que possível optando pelo pagamento total das faturas do cartão.

O avanço da inadimplência em Belo Horizonte não é um caso isolado. Em todo o país, o indicador cresceu. A recente pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), estima que quatro em cada dez brasileiros adultos (38,68%) estavam negativados em maio de 2022. São 62,37 milhões de consumidores pessoa física inadimplentes.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais