Atletas e os técnicos surdolímpicos mineiros passam a receber suporte financeiro do bolsa-atleta e bolsa-técnico a partir deste mês. O incentivo será concedido por meio do projeto de 1.376/23 que altera a Lei 20.782/13, sancionado pelo governador Romeu Zema nesta terça-feira (14/01), durante evento na Cidade Administrativa.
O projeto estipula que a bolsa-atleta e a bolsa-técnico serão destinados prioritariamente aos atletas e técnicos de modalidades olímpicas, paraolímpicas e surdolimpíadas, conforme regulamento.
Pela nova redação, os atletas e técnicos de outras modalidades esportivas também poderão pleitear o benefício desde que comprovem filiação a entidades reconhecidas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e pela CBDS.
"A atividade física é algo que sempre incentivei, não apenas por meio de discursos, mas com o exemplo. Movimentar o corpo também exercita a mente, melhora a qualidade de vida e proporciona interação social. Para os jovens, o esporte os afasta do crime e das drogas, oferecendo uma vida mais plena", destacou Zema.
Durante o evento, o secretário da Casa Civil, Marcelo Aro, disse que a atual legislação atual não contemplava os surdoatletas com bolsa, benefício já pago a pessoas com deficiência.