Uma das instituições de ensino mais tradicionais de Belo Horizonte, o Colégio Imaculada Conceição vai fechar as portas em 2021.
A notícia foi compartilhada, na quarta-feira (4) pela Congregação das Filhas de Jesus, responsável pela gestão da escola.
Entre as justificativas para o encerramento das atividades, a Congregação alegou “o período bastante difícil e sem precedentes” enfrentados atualmente — em uma referência à Pandemia da Covid-19.
“Estamos fazendo um processo para tentar adequar as obras à realidade das irmãs que somos hoje, e todos conhecemos o período bastante difícil e sem precedentes da nossa história mundial, que exige reestruturações para que possamos executar, de forma sustentável, nossa missão segundo nossos objetivos estatutários”, explicou a Irmã Sônia Maria Soares da Costa, Superiora Provincial das Filhas de Jesus.
Ainda segundo a coordenação do colégio, as atividades virtuais e presenciais previstas para a conclusão do letivo de 2021 serão prestadas regularmente, até a data prevista para encerramento do ano escolar.
106 anos de história
Fundado em 16 de setembro de 1916, o Colégio Imaculada Conceição chegou a Belo Horizonte com a missão de trazer uma educação humano-cristã, da infância à juventude. Ao longo dos anos, a escola migrou da Avenida João Pinheiro para a Rua da Bahia e se tornou referência em ensino no município.
Para Zuleica dos Reis Ávila, presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep/MG), o encerramento das atividades do Colégio Imaculada representa uma “perda irreparável” para o ensino em Belo Horizonte.