Educação

  1. Notícias
  2. Educação
  3. Colégio Pitágoras anuncia encerramento de atividades em 2022
Imagem: Bruno Simões Coelho / Google / Reprodução

Colégio Pitágoras anuncia encerramento de atividades em 2022

Anúncio foi feito pelo colégio em comunicado aos pais, na noite de quinta-feira


Por Lucas Rage

Um dos colégios mais tradicionais de Belo Horizonte, o Pitágoras vai encerrar suas atividades em 2022. A unidade Cidade Jardim foi adquirida pelo Grupo Eleva, detentora do Coleguium.

O fechamento da instituição — situada na Avenida Prudente de Morais, no Bairro Cidade Jardim — foi anunciado em um comunicado enviado aos pais, na noite de quinta-feira (11).

"Estamos confiantes de que construímos uma jornada de sucesso até aqui e queremos garantir que, até o final deste ano letivo, o calendário escolar e o planejamento pedagógico anuais seguirão normalmente, sem qualquer alteração", afirmou o Pitágoras, no comunicado.

Ainda segundo a Instituição, os alunos do Pitágoras serão transferidos para o Coleguium, em uma parceria firmada entre as duas escolas. As vagas estão garantidas a todos os alunos e famílias que estiverem interessadas na transferência, que deve ser feita pela Central de Relacionamento do Coleguium, por meio do telefone (31) 3490-5000.

"Escola é lugar de troca, de convívio, de aprendizado. Temos certeza de que, em todos esses anos, não apenas nossos estudantes aprenderam conosco, mas nós também aprendemos com eles. Agradecemos a confiança de todos e nos colocamos à disposição para esclarecimentos e atendimentos”,  completou a nota do Pitágoras. Pais que desejarem mais informações sobre o encerramento das atividades podem ligar no telefone (31) 2111-2100.

Para Zuleica Reis Ávila, presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep/MG), a notícia não representa o fim do ensino na unidade Cidade Jardim. "Temos visto um crescimento do Grupo Eleva, e do Coleguium em vários pontos da Grande BH. A nossa satisfação é que, pelo menos não estamos fechando uma escola, só estamos mudando as pessoas que vão estar na gestão dessas escolas. O triste é quando as escolas fecham e não mais funcionam com as atividades educacionais", afirmou.

55 anos de história

Nascido nos anos 60, como um anexo ao Colégio Santo Antônio, o Pitágoras surgiu como um pré-vestibular. O cursinho preparatório era encabeçado pelos professores Evandro Neiva, João Lucas Mazoni Andrade, Julio Cabizuca, Marcos Mares Guia e Walfrido Mares Guia. A iniciativa acabou dando origem ao Colégio Pitágoras, em seguida à Rede Pitágoras e depois à Kroton, maior empresa de educação em todo o mundo.

Sobre o Grupo Eleva

Nascido em 2013, o grupo educacional Eleva surgiu da união de um grupo de jovens educadores e o fundo de investimento Gera Ventura

O grupo funda a rede de escolas mineiras Coleguium em 2014, juntamente com a Plataforma Eleva de Educação. O Grupo Eleva conta com 9 redes de ensino, situadas em 13 estados brasileiros.

Segunda baixa em 2021

O Pitágoras é o segundo colégio tradicional de Belo Horizonte a anunciar o encerramento de atividades, em 2021. Em agosto, o Colégio Imaculada Conceição também comunicou o fechamento de suas portas, em 2022.

Entre as justificativas para o encerramento das atividades, a Congregação Filhas de Jesus — gestora do espaço — alegou “o período bastante difícil e sem precedentes” enfrentados atualmente — em uma referência à Pandemia da Covid-19.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais