O governo federal comunicou, nesta quarta-feira (20), que a divulgação da lista de aprovados do Concurso Nacional Unificado (CNU) foi adiada. Os resultados, que seriam publicados nesta quinta (21), vão seguir um novo cronograma ainda a ser anunciado. O motivo para a mudança foi uma decisão judicial, publicada no início do mês, que exigiu a reintegração de candidatos eliminados por não completarem a etapa de identificação no cartão de respostas da prova.
Para evitar que houvesse cola entre os participantes, era necessário, no gabarito, identificar o tipo de avaliação e transcrever uma frase que aparecia na primeira página do caderno de questões. Contudo, alguns fiscais, durante a aplicação do exame avaliativo, orientaram apenas a transcrição, o que gerou a eliminação de alguns dos candidatos.
Diante disso, foi dado um prazo de dez dias para que o governo e a Fundação Cesgranrio corrigissem os resultados do concurso, incluindo os nomes dos participantes prejudicados. Uma nova data também será aberta para o envio de títulos, no caso dos cargos que possuem essa etapa. Também será divulgado um novo período para os procedimentos de verificação dos concorrentes à reserva de vagas para negros, indígenas e pessoas com deficiência.