Carregando...

Educação

Governo anuncia volta às aulas presenciais no dia 19 de outubro em Minas

Atividades retornam primeiro para alunos do 3º ano do ensino médio, de forma escalonada, com uma semana de aula presencial e uma semana de aulas remotas; a cada 14 dias o Estado fará uma aferição para avaliar viabilidade de alunos de outros anos retornarem

Por Fernando Motta

O Governo de Minas anunciou nesta quinta-feira (1º) que as escolas públicas estarão aptas a retomarem as atividades presenciais a partir do dia 19 deste mês para alunos do 3º ano do ensino médio. As aulas acontecerão de forma escalonada, com uma semana de aula presencial e uma semana de aulas remotas.

Só poderão retornar em municípios que estiverem na onda Verde do programa Minas Consciente (veja relação abaixo). Além disso, os pais não são obrigados a enviarem seus filhos às escolas e os municípios é que irão decidir se as escolas poderão funcionar.

Entre esta quinta e sexta, os municípios devem enviar uma sinalização ao Governo de Minas sobre o interesse de retomar as aulas. O ano escolar foi estendido até o dia 30 de janeiro de 2021. Professores e servidores já irão retornar à escola no dia 5 de outubro, para fazer a preparação ao retorno dos alunos. O estado disponibilizará um checklist com uma série de exigências a serem cumpridas pelos diretores das instituições. O documento será recolhido no dia 9.

De acordo com a secretária de Educação Júlia Sant'Anna, a retomada começa pelos alunos do último ano por conta da proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A cada 14 dias o Estado fará uma aferição para avaliar viabilidade de alunos de outros anos retornarem. A secretária disse que ainda não é possível afirmar se todos os anos voltarão até o fim de 2020.

O protocolo sanitário, que está disponível na íntergra no site do Governo de Minas, inclui:

- Distanciamento de 1,5 metros entre os estudantes

- Máscara para todos os alunos e funcionários

- Álcool em gel disponível em todos os ambientes da escola

- Salas arejadas

- Termômetro para medição de temperatura

- Isolamento de alunos, a depender da quantidade de casos

Minas Consciente

Na entrevista coletiva desta quinta-feira (1º), o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, divulgou a atualização da classificação de regiões no programa Minas Consciente.

Não houve nenhum retrocesso à onda Vermelha.

Três macrorregiões avançaram à onda Verde: Leste, Jequitinhonha e Centro-Sul. A região Norte permaneceu na onda Verde.

Além disso, na classificação por microrregiões, há 142 municípios aptos a progredirem a onda Verde. Eles são integrantes das 15 microrregiões seguintes: Contagem, João Monlevade, Ponte Nova, Viçosa, Bom Despacho, Formiga, Além Paraíba, Carangola, Leopoldina/Cataguases, Santos Dumont, Passos, Itajubá, Lavras, Araxá e Caratinga.

Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais