Carregando...

Educação

Ideb: Minas melhora avaliação da educação, mas não atinge meta estabelecida para 2019

Minas Gerais não alcançou as metas estabelecidas apesar de ter registrado uma melhora em relação aos anos anteriores

Por Fernando Motta

O Ideb 2019, índice que avalia o desenvolvimento da educação básica brasileira pelo fluxo escolar e médias das avaliações, foi divulgado na manhã desta terça-feira (15). Minas Gerais não alcançou as metas estabelecidas apesar de ter registrado uma melhora em relação aos anos anteriores.

O Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas (Inep) estipula que o Ideb alcance a média 6, correspondente a um sistema educacional comparável aos dos países desenvolvidos.

Os melhores resultados em Minas estão nos anos iniciais do ensino fundamental. Considerando a média atingida pelas redes pública e particular, o Estado se manteve com nota 6,5, a mesma registrada no Ideb 2017. A média nacional nesta faixa, por sua vez, ficou abaixo de 6.

nos anos finais do ensino fundamental, Minas não atingiu a meta, mesmo considerando a média entre as redes pública e particular. O índice, que era de 4,7, em 2017, teve uma melhora e foi para 4,9, mas não atingiu a meta esperada, que era de 5,5.

A média é ainda mais baixa no ensino médio, também considerando o desempenho das redes pública e particulas. Apesar do aumento de 3,9, em 2017, para 4,2 em 2019, o indicador também ficou abaixo da meta, que era de 5,3.

Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais