Carregando...

Educação

Imagem: Sinep/MG / Divulgação

Prefeitura ‘estoura bolhas’ e retoma educação infantil integral em BH

Mudanças foram anunciadas nesta sexta-feira (18) pelos secretários de Educação, Ângela Dalben e Saúde, Jackson Machado

Por Lucas Rage

A Prefeitura de Belo Horizonte vai mudar os parâmetros para a retomada do ensino presencial no município. Anúncio foi feito em coletiva à imprensa, realizada nesta sexta-feira (18) na sede do Executivo Municipal.

Segundo os secretários de Saúde, Jackson Machado, e Educação, Ângela Dalben, a flexibilização é resultado da queda nos indicadores de monitoramento da Covid-19 no município.

A mudança inclui o fim das chamadas “bolhas” — turmas com número limitado de alunos — bem como a ampliação dos dias de atividades presenciais. No caso da educação infantil (crianças de 0 a 5 anos) as aulas serão retomadas todos os dias da semana.

O comunicado acontece dias após impasse entre a PBH e a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPMG), que não chegaram a um acordo sobre a retomada das aulas presenciais na capital. Diante da falta de respostas, a DPMG se comprometeu em judicializar a questão.

Como vai funcionar

No caso da Educação Infantil, as aulas poderão funcionar em tempo integral, de segunda a sábado, desde que limitada a oito horas por dia no ambiente escolar. 

A mesma regra será aplicada para o Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), mas a recomendação da prefeitura é que as escolas limitem as turmas em 50% da ocupação. A decisão, entretanto, cabe a cada instituição.

O Secretário Municipal de Saúde, Dr. Jackson Machado, reforçou a importância que as escolas respeitem as normas de distanciamento social impostas pelo município — o que inclui o distanciamento de 2 metros entre indivíduos.

Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais