Educação

  1. Notícias
  2. Educação
  3. Reunião no TRT/MG pode dar fim à greve dos professores da rede particular
Imagem: TRT/Divulgação

Reunião no TRT/MG pode dar fim à greve dos professores da rede particular

Sindicato dos Professores tem uma série de reivindicações que motivaram paralisação que já dura uma semana


Por Déborah Lima

As negociações entre trabalhadores e empresários das escolas particulares ganham um novo passo.

Na próxima quarta-feira (15), uma reunião entre o Sindicato dos Professores de Minas Gerais (Sinpro) e o Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinepe) vai acontecer com a mediação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT/MG).

Os professores da rede particular de ensino de Belo Horizonte e de outras cidades mineiras estão em greve desde o dia 6 de junho. Educadores são contra as mudanças na carreira propostas pelos donos de escolas. 

“Os membros de nossa comissão de negociação, junto ao nosso diretor de relação de trabalho, nos representarão nesta importante interação”, afirmou o Sinepe.

Reivindicação 

Segundo o Sinpro-MG, os donos de escolas querem retirar o desconto da bolsa de quem atrasar a mensalidade, aumentar o número de situações que permitem reduzir a carga horária dos professores sem ter de indenizá-los, incluir na Convenção uma cláusula chamada de “controle alternativo de jornada”, que cria uma oportunidade para a escola não registrar nem pagar horas extras dos professores, entre outros pontos.

Ainda segundo o sindicato, é intenção do patronal "dividir a categoria", ao propor uma Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) diferente para os docentes do ensino superior. Em relação ao reajuste, eles ofereceram 5% para a educação básica e 4% para o ensino superior – percentuais abaixo da inflação oficial.

Os docentes reivindicam recomposição salarial de acordo com a inflação acumulada desde 2020 e um ganho real de 5% (total de 25,23%), manutenção dos direitos previstos na CCT, regulamentação do trabalho virtual, entre outros pontos de valorização profissional.

Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais