Carregando...

Educação

Imagem: Omar Freire/Imprensa MG

Trilhas de Futuro: vagas para cursos técnicos são ampliadas; veja as opções

O Governo de Minas também prorrogou o período de inscrição, que será encerrado na quinta-feira

Por Da redação

Interessados em fazer cursos técnicos gratuitos no Trilhas de Futuro ganharam boas notícias nesta segunda-feira. A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) ampliou o número de vagas disponíveis. Anteriormente, seriam oferecidas 40 mil vagas. Agora, o projeto passa a contar com 75 mil vagas. O período de inscrição também foi alterado e, a partir de agora, o prazo vence quinta-feira. O cadastro deve ser realizado no site do projeto.

No Trilhas de Futuro são disponibilizadas mais de 50 opções de cursos, entre eles enfermagem, mineração, vestuário, meio ambiente, redes de computadores, mecânica e eletrônica, entre vários outros. 

Os cursos serão ministrados por instituições credenciadas, em 110 municípios mineiros. Além da disponibilidade gratuita da formação, todos os alunos selecionados para participar receberão uma ajuda de custo para vale-transporte e alimentação.

Inscrições

Poderão se inscrever para as vagas estudantes de escolas públicas e privadas regularmente matriculados no 2º e 3º anos do ensino médio ou em qualquer período da Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Ensino Médio e também jovens que já concluíram essa etapa de ensino.  Não há limite de idade para concorrer às formações profissionalizantes, mas é importante o candidato ter conhecimento dos critérios e ordem de prioridade e desempate na seleção das vagas. A previsão é a de que as aulas tenham início no mês de outubro.

No momento da inscrição no site, os candidatos deverão fornecer informações como nome completo; data de nascimento; endereço completo, CPF do candidato, nome da mãe/pai ou responsável legal e escolaridade, entre outros. Cada candidato deverá indicar até três cursos de interesse. Também é necessário informar o turno de preferência e a instituição. Só poderão ser realizadas inscrições para cursos e instituições listadas no Catálogo de Cursos.

Durante o período de inscrição, o candidato que não tiver acesso aos recursos digitais poderá procurar uma escola estadual do seu município para realizar o cadastro. 

Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais