Internacional

  1. Notícias
  2. Internacional
  3. Autor ameaçado de morte pelo Irã, Salman Rushdie é atacado nos EUA
Imagem: Reprodução

Autor ameaçado de morte pelo Irã, Salman Rushdie é atacado nos EUA

Rushdie se tornou um inimigo público do Irã em 1988, quando sua obra 'Versos Satânicos' foi proibida


Por Agência Estado

Salman Rushdie, ameaçado de morte por extremistas seguidores do Aiatolá Khomeini desde os anos 80, foi atacado nesta sexta-feira (12), minutos antes de dar uma palestra em Chautauqua, no estado de Nova York. Algumas testemunhas disseram aos policiais que viram um homem correndo no palco e socando ou esfaqueando Rushdie enquanto ele estava sendo apresentado pelo mestre de cerimônias. Nem tudo ainda está claro e, por enquanto, não se sabe o estado da vítima.

Um repórter da agência Associated Press testemunhou o momento em que homem invadiu o palco da Chautauqua Institution e começar a agredir Rushdie enquanto ele estava sendo apresentado. O autor caiu no chão no mesmo instante e o homem foi controlado.

Rushdie se tornou um inimigo público do Irã em 1988, quando sua obra Versos Satânicos foi proibida. Era o regime de Khomenei e suas palavras foram consideradas uma blasfêmia. Um ano depois, o aiatolá Ruhollah Khomeini emitiu uma fatwa pedindo a morte de Rushdie. O Irã também ofereceu também mais de US$ 3 milhões em recompensa para quem matar Rushdie.

Teerã assegurou em 1998 que a fatwa não seria aplicada. Mas o sucessor de Khomeini declarou em 2005 que Rushdie era um apóstata e que poderia ser morto impunemente. E o governo do conservador Mahmoud Ahmadinejad declarou em 2007 que a fatwa ainda era válida.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais