Carregando...

Internacional

Imagem: Reprodução

Avião com 30 brasileiros deportados dos EUA pousa nesta sexta em BH

Todos seriam detidos após entrarem naquele país de forma ilegal; é a primeira deportação em massa após a posse de Joe Biden

Por Marcello Oliveira

Deve pousar por volta das 16h, no Aeroporto de Confins, na Grande Belo Horizonte, o voo fretado pelo governo dos Estados Unidos para trazer de volta ao Brasil 30 brasileiros deportados daquele país. A informação inicial é de que desembarcariam no Aeroporto Internacional de BH 106 pessoas, mas esse dado foi atualizado, confirmando 30 passageiros. Todos teriam sido detidos após entrarem de forma ilegal em território norte-americano. É o primeiro voo que deporta brasileiros desde que Joe Biden assumiu a presidência dos EUA.

A política de deportação dos EUA foi intensificada em 2019 pelo então presidente norte-americano Donald Trump que endureceu a legislação contra imigrantes ilegais. Segundo o Itamaraty, “o processo de deportação ocorre integralmente sob as leis e a jurisdição soberana dos Estados Unidos”.

A deportação ocorre quatro meses após o presidente dos EUA, Joe Biden, assumir como chefe de governo e enviar, ao Congresso, uma proposta de reforma das leis de imigração que, se aprovada, permitirá ao governo, futuramente, implementar ações de regularização da condição de milhões de imigrantes que vivem sem documentos no país.

Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais