O mundo inteiro está de olhos atentos à posse do presidente eleito nos Estados Unidos, Donald Trump, nesta segunda-feira (20/1). A cerimônia começou pela manhã, em Washington, e conta com a presença de líderes de vários países.
Em entrevista ao Central 98, Wilson Mendonça, professor e pesquisador de Relações Internacionais na SKEMA Business School, destacou quais serão as principais “missões” do norte-americano no poder.
Segundo o especialista, o Brasil terá importante papel no comércio exterior, já que os Estados Unidos devem buscar alternativas em relação a fornecedores internacionais em meio à “guerra comercial” com a China.
“Nessa balança de poder entre esses países, o Brasil pode ser não só um novo ‘player’ dessa guerra comercial se apresentando como alternativa para os excedentes do comércio exterior chinês, mas também na articulação e interlocução dos Estados Unidos com outros países da América do Sul”, declarou.
Wilson lembra, porém, que Trump já deixou claro que o principal “porta-voz” da América do Sul para o governo dos Estados Unidos, nesse momento, é o presidente da Argentina, Javier Milei.