A capital do Afeganistão, Cabul, continua sofrendo após a tomada da cidade pelo Talibã. Um tumulto no principal aeroporto da região deixou mortos, nesta segunda-feira (16), segundo agências internacionais.
Imagens compartilhadas na internet impressionam, e mostram pessoas amontoadas em escadas à frente das aeronaves (veja abaixo). Por causa do tumulto, os voos comerciais foram suspensos em Cabul.
Afegãos tentam deixar Cabul após o Talibã tomar a capital, após 20 anos. O palácio presidencial foi tomado no domingo (15), após o presidente fugir do país.
O Talibã foi acusado pelos americanos de esconder e financiar membros da Al-Qaeda, grupo terrorista comandado por Osama bin Laden e responsável pelo atentado de 11 de setembro de 2001.
O então presidente americano, Donald Trump, assinou acordo de paz com o Talibã em fevereiro de 2020 que previa a retirada total das tropas do país em abril deste ano.
O atual presidente, Joe Biden, manteve a decisão e adiou a saída completa para o fim deste mês. Com a retirada das tropas, o Talibã rapidamente reconquistou o poder.