Carregando...

Internacional

Imagem: Reprodução / Internet

Crise no Afeganistão: tumulto no aeroporto de Cabul deixa ao menos 3 mortos

População tenta deixar o país após tomada da capital pelo Talibã

Por Lucas Rage

A capital do Afeganistão, Cabul, continua sofrendo após a tomada da cidade pelo Talibã. Um tumulto no principal aeroporto da região deixou mortos, nesta segunda-feira (16), segundo agências internacionais.

Imagens compartilhadas na internet impressionam, e mostram pessoas amontoadas em escadas à frente das aeronaves (veja abaixo). Por causa do tumulto, os voos comerciais foram suspensos em Cabul.

Afegãos tentam deixar Cabul após o Talibã tomar a capital, após 20 anos. O palácio presidencial foi tomado no domingo (15), após o presidente fugir do país.

O Talibã foi acusado pelos americanos de esconder e financiar membros da Al-Qaeda, grupo terrorista comandado por Osama bin Laden e responsável pelo atentado de 11 de setembro de 2001.

O então presidente americano, Donald Trump, assinou acordo de paz com o Talibã em fevereiro de 2020 que previa a retirada total das tropas do país em abril deste ano.

O atual presidente, Joe Biden, manteve a decisão e adiou a saída completa para o fim deste mês. Com a retirada das tropas, o Talibã rapidamente reconquistou o poder.



Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais