Internacional

  1. Notícias
  2. Internacional
  3. Elon Musk reage após gesto polêmico na posse de Trump
Imagem: Reprodução/Redes sociais

Elon Musk reage após gesto polêmico na posse de Trump

O gesto foi comparado ao cumprimento usado pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial


Por Larissa Reis

O bilionário Elon Musk protagonizou uma cena polêmica durante a posse do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nessa segunda-feira (20/1). Após discursar, Musk fez um gesto com as mãos associado por muitos ao nazismo.

A cena logo gerou repercussão nas redes sociais. Na ocasião, o bilionário colocou a mão no peito e, em seguida, a apontou para o alto e disse “meu coração é de vocês”. O gesto foi comparado ao cumprimento usado pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

No X, rede social do bilionário, Musk rebateu os críticos. "Francamente, eles precisam de truques sujos melhores. O ataque de 'todo mundo é Hitler' é tão batido", disse o dono da Tesla e da SpaceX.

A cena dividiu opiniões de entidades. A Liga Antidifamação, uma organização não governamental judaica com sede nos Estados Unidos, disse que Musk fez "um gesto estranho em um momento de entusiasmo" e que "não era uma saudação nazista".

Já Masha Pearl, diretora executiva do Blue Card, fundação que apoia sobreviventes do holocausto, disse que ficou “profundamente perturbada” pela ação do bilionário, que ela chamou de “saudação nazista”.

Musk no governo Trump

Musk vai chefiar o Departamento de Eficiência Governamental (Doge) dos Estados Unidos. Além dele, Trump também nomeou o milionário Vivek Ramaswamy para a pasta.

Segundo o presidente eleito, a missão dos dois será “desmantelar a burocracia do governo, reduzir os excessos de regulamentação, cortar gastos desnecessários e reestruturar as agências federais”.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais