Internacional

  1. Notícias
  2. Internacional
  3. Estados Unidos vetam vodka e diamantes da Rússia
Imagem: Pixabay

Estados Unidos vetam vodka e diamantes da Rússia

EUA também devem adicionar mais nomes à lista de oligarcas russos que são sancionados, proibindo a exportação de bens de luxo


Por Da Redação

A Rússia poderá perder o status comercial de "nação mais favorecida”, como anunciou o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, nesta sexta-feira (11). Biden vai propor a medida junto com o G7, que reúne as nações mais industrializadas do mundo. Isso abriria caminho para aumento de tarifas dos produtos russos.

O presidente americano também disse que vai barrar a importação de diamantes e vodca da Rússia.

A aprovação final da retirada da Rússia do status comercial de "nação mais favorecida" é uma decisão coordenada entre todos os integrantes do G7 e com a União Europeia. O Congresso já demonstrou ser favorável. A cláusula de "nação mais favorecida”  é um princípio de reciprocidade e de não discriminação que rege atualmente a maioria das relações comerciais entre os países.

Os Estados Unidos também devem adicionar mais nomes à lista de oligarcas russos que são sancionados e proibiriam a exportação de bens de luxo para a Rússia.

Biden proibirá futuros investimentos americanos em qualquer setor da economia russa e assinará a lei orçamentária que inclui 13,6 bilhões adicionais em ajuda à Ucrânia.

A Rússia foi o 26º maior parceiro comercial de bens dos Estados Unidos,em 2019, com cerca de US$ 28 bilhões comercializados entre os dois países, segundo o escritório do Representante Comercial dos EUA.

Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais