Carregando...

Internacional

Imagem: Paulo Rezende / Arquivo Pessoal

Mal-entendido após homenagem ao Brasil faz prefeito australiano se explicar

Principal ponte de Brisbane foi iluminada com as cores do Brasil para celebrar o dia da independência, mas ação foi interpretada por alguns como um apoio ao presidente Jair Bolsonaro

Por Marcello Oliveira

Uma homenagem da prefeitura de Brisbane, na Austrália, ao Brasil, pelo aniversário de independência acabou gerando uma confusão que obrigou o prefeito da cidade a se explicar. A pedido da cônsul honorário do Brasil no estado de Queensland, Valéria Noleto, a Story Bridge, a principal ponte de Brisbane, está desde a segunda-feira (06) iluminada com as cores do Brasil, no mesmo esquema da bandeira nacional.

Segundo uma fonte com estreito relacionamento com o governo local e que preferiu não se identificar, a cônsul oficializou o pedido antes mesmo das manifestações de 07 de setembro serem marcadas no Brasil, mas a homenagem acabou gerando críticas no Brasil e na Austrália. A prefeitura de Brisbane recebeu emails com mensagens criticando a ação por pessoas que pensavam que a homenagem fosse, na verdade, uma apoio ao presidente Jair Bolsonaro.

A reportagem da rede 98 teve acesso a um dos emails de resposta assinados pelo próprio prefeito de Brisbane, Adrian Schrinner

No documento, o prefeito explica que o esquema especial de iluminação da ponte pode ser solicitado por qualquer morador da cidade com intuito de fazer alguma celebração relevante, como a Independência do Brasil e que as luzes nas cores verde, amarela e azul reconhecem o dia da independência do Brasil , celebrada por todo o povo brasileiro, especialmente àqueles que moram em Brisbane.

“Como em todas as ocasiões em que iluminamos a cidade, essa é uma celebração da história e da contribuição de nossas comunidades multiculturais, e não um reflexo de ideais políticos ou reconhecimento de um governo específico”, finalizou o prefeito de Brisbane por email. 

Na noite desta terça-feira (07), quase 24 horas após a ponte de Brisbane se iluminar com as cores do Brasil, uma grande faixa preta escrito “Bolsonaro Genocida” foi colocada próximo a uma das entradas da ponte. 

Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais