Internacional

  1. Notícias
  2. Internacional
  3. Ontário declara emergência em meio a protestos de caminhoneiros contra restrições de mobilidade no Canadá
Imagem: Ottawa Police / Divulgação

Ontário declara emergência em meio a protestos de caminhoneiros contra restrições de mobilidade no Canadá

Motoristas protestam contra o passaporte sanitário no Canadá em meio ao avanço do coronavírus


Por Estadão conteúdo

O governo de Ontário, no Canadá, declarou Estado de Emergência nesta sexta-feira (11), em reação aos protestos de caminhoneiros que bloquearam rodovias e dificultam o fluxo de bens e pessoas na fronteira com os Estados Unidos.

Desde a última segunda-feira (07), dezenas de motoristas protestam contra as restrições à mobilidade no Canadá, em meio ao avanço do coronavírus, implementadas pelo primeiro ministro do país, Justin Trudeau. Os manifestantes bloquearam a ponte Embaixador, que conecta a cidade de Windsor, em Ontário, a Detroit, nos EUA. Na capital Ottawa, caminhoneiros provocaram paralisações no centro da cidade.

O primeiro-ministro de Ontário, Doug Ford, disse que convocará o gabinete provincial no sábado (12) para decretar ordens que tornem "claro" que é ilegal bloquear infraestruturas críticas. "Deixe-me ser o mais claro possível - haverá consequências para essas ações e serão graves", disse ele. "Este é um momento crucial e crucial para nossa nação", acrescentou.

Ford informou que os infratores enfrentarão até um ano de prisão e uma multa máxima de 100 mil dólares canadenses. As ordens também fornecerão autoridade adicional "para considerar a retirada das licenças pessoais e comerciais de quem não cumprir", segundo seu escritório.

Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais