Internacional

  1. Notícias
  2. Internacional
  3. "Pare as tropas; dê uma chance à paz", implora secretário-geral da ONU
Imagem: ONU / Divulgação

"Pare as tropas; dê uma chance à paz", implora secretário-geral da ONU

António Guterrez disse que guerra não será trágica somente para a Ucrânia ou Rússia e que esta poderia ser a pior guerra desde o início do século, com consequências impossíveis de se imaginar para o resto do mundo


Por Marcello Oliveira

Minutos antes de Putin anunciar o início da invasão das tropas russas em território separatista da Ucrânia, o Secretário Geral das Organizações das Nações Unidas, António Guterrez, abriu uma cúpula do Conselho de Segurança da ONU para debater a crise.

O secretário adotou um discurso de paz. “Se uma operação está sendo preparada, eu só tenho uma coisa a dizer: do fundo do meu coração, pare as tropas. Dê uma chance à paz. Muitas pessoas já morreram. Não permita, em nome da humanidade, que essa guerra aconteça”, implorou Guterrez.

Ele salientou que uma guerra não será trágica somente para a Ucrânia ou Rússia e que esta poderia ser a pior guerra desde o início do século, com consequências impossíveis de se imaginar para o resto do mundo. “É pelo impacto que não conseguimos nem prever para as consequências da economia global, ainda mais após a pandemia”, disse.

Poucos minutos depois, Vladmir Putin entrou em cadeia nacional pela TV na Rússia, ao vivo, anunciando o início da guerra. 

Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais