“Todas as decisões já foram tomadas”, disse Vladimir Putin no discurso em que anunciou o início da invasão de tropas russas no leste da Ucrânia. O presidente da Rússia disse que os russos precisam se preparar para “mudanças nos próximos dias”.
O presidente ainda ameaçou outras nações que venham tentar interferir na ofensiva na região separatista da Ucrânia. “Quem tentar interferir, ou ainda mais, criar ameaças para o nosso país e nosso povo, deve saber que a resposta da Rússia será imediata e levará a consequências como nunca antes vistas na história”, exclamou.
Putin colocou todo o peso da responsabilidade pela ação no colo da Ucrânia e que as consequências serão de responsabilidade exclusiva do país vizinho. “A verdade está do nosso lado; os objetivos serão atingidos".
O presidente ainda adiantou ao seu povo que eles precisam se preparar para alterações na vida cotidiana no país, já prevendo as sanções mais severas por parte dos Estados Unidos e aliados. "Será necessário se adaptar às mudanças que podem acontecer", afirmou. Os Estados Unidos devem anunciar nesta quinta-feira (24) um pacote mais abrangente de medidas e sanções contra a Rússia.