Internacional

  1. Notícias
  2. Internacional
  3. Revista Time elege o bilionário Elon Musk como personalidade do ano
Imagem: Time Magazine

Revista Time elege o bilionário Elon Musk como personalidade do ano

Dono da fabricante de carros elétricos Tesla e de uma empresa de exploração espacial, Musk tirou a chance de Bolsonaro de estampar a tradicional capa; presidente havia sido eleito personalidade do ano pela votação popular da Time


Por Marcello Oliveira

O bilionário sul-africano Elon Musk, dono da marca Tesla, que produz veículos elétricos e da SpaceX, de exploração espacial, foi o eleito da TIME como personalidade do ano de 2021. Embora tenha vencido a categoria de voto popular, divulgada na semana passada, com mais de nove milhões de votos, o presidente Jair Bolsonaro não foi o escolhido pelo juri da publicação americana.

Na ocasião, Bolsonaro havia agradecido pelo Twitter os votos e disse esperar que a Time honrasse a vontade do povo, que o elegeu a personalidade mundial do ano. Porém, a revista optou pelo dono da marca de carros.

A capa da "Pessoa do ano" da Time em 2020 foi para o presidente americano Joe Biden e sua vice Kamala Harris. Em 2019, a homenageada foi a ativista ambiental Greta Thunberg.

Quem já ganhou?

O título oficial de "Pessoa do Ano" foi apresentada nesta segunda (13), mas na semana passada aconteceu a votação popular, que é apenas uma prévia, já que a decisão fica à cargo mesmo é da publicação. Algumas edições do prêmio deram o que falar pela confusão que causaram na cabeça das pessoas. Nem sempre o ganhador foi uma personalidade de fato. Objetos e até mesmo você, já foram eleitos "Pessoa do Ano". Em 1982, a Time escolheu o computador. Naquele ano, a revista cobriu a revolução com a chegada do computador pessoal às casas das pessoas e por isso o nome do prêmio foi adaptado para "Máquina do ano". Em 2006, você foi eleito a Pessoa do Ano. Sim, você, ou eu, ou todos nós. A ideia da publicação foi homenagear todos que alimentam diariamente plataformas com conteúdos, como enciclopédias digitais, redes sociais e sites. "Sim, você. Você controla a Era da informação. Bem vindos ao seu mundo", dizia a chamada da capa. Conheça algumas pessoas que já ganharam o título de "Pessoa do Ano da Time":

  • Adolf Hitler, 1938
  • Joseph Stalin, 1939 e 1942
  • Barack Obama, 2008 e 2012
  • Donald Trump, 2016
  • Angela Merkel, 2015
  • Aiatolá Khomeini, 1979
  • Papa Francisco, 2013
  • Mahatma Gandhi, 1930
  • Martin Luther King, 1963
  • O Computador, 1982
  • Você, 2006

Quem é Elon Musk?

Embora tenha se estabelecido no Vale do Silício, na Califórnia, Estados Unidos, Musk nasceu em Pretória, na África do Sul, em 1971. O empreendedor ficou famoso após 2004, quando virou presidente do conselho da Tesla, uma então desconhecida fabricantes de carros elétricos. Nessa época, Musk já era respeitado no mercado da tecnologia, mas era mais visto como um visionário com muito dinheiro. Ele foi tirado do cargo de CEO do PayPal em 2000 e já tinha fundado a companhia exploração espacial SpaceX, em 2002. A marca deu um salto enorme com o lançamento do Model S, o primeiro modelo elétrico do mundo que liderou as vendas de carros em um país, sendo um sucesso antes na Noruega e depois virando o segundo elétrico mais vendido no mundo. Além da eletrificação ou grande diferencial dos modelos Tesla é a direção autônoma. É a marcar que está mais próxima do futuro, considerando que a automação dos carros será uma realidade no futuro. Ele usa um conjunto de câmeras e sensores ao redor do carro pra tirar o trabalho do motorista. O condutor pode tomar controle da direção quando quiser e atualizações constantes deixam ele sempre mais inteligente. A grande autonomia (500km) foi considerada um dos principais motivos pelo sucesso de vendas dos modelos da fábrica de Musk.

Musk e Bolsonaro

Os dois nunca se encontraram oficialmente, mas em março de 2020, Bolsonaro viajou aos Estados Unidos na tentativa de encontrar o dono da Tesla para negociar a contrução de uma fábrica de carros elétricos no Brasil. Musk deveria ter ido a Miami encontrar Bolsonaro, mas por incompatibilidade de agenda, o bilionário não pôde voar até a Flórida. Nunca mais o assunto da fábrica da Tesla no Brasil foi mencionado por nenhuma das partes. A Tesla sequer tem representante oficial no Brasil. Um brasileiro que queira ter um modelo da marca, deverá recorrer aos importadores independentes. O modelo mais barato da marca, o Model3, é vendido nos Estados Unidos por $39 mil dólares. No Brasil, importadores que trazem o carro de forma independente, o revendem por R$ 560 mil.

Decisão sobre SpaceX foi tomada no Brasil

Em uma live em abril deste ano, Elon Musk revelou como tomou uma das decisões mais importantes da sua vida profissional. Essa decisão aconteceu no Brasil, em 2001. Musk estava com o amigo Peter Diamandis, fundador do prêmio XPrize, que incentiva financeiramente projetos inovadores, em Florianópolis e teve de decidir se investiria ou não na SpaceX, sua empresa de foguetes. Musk provocou o amigo, dizendo que na época ele tentou o dissuadir da ideia de colocar dinheiro na startup, pois ele acabaria “perdendo dinheiro”. “Você provavelmente estava certo”, disse Musk na entrevista transmitida ao vivo, ao lado do amigo.

Hoje, a SpaceX trabalha no foguete que deve levar a primeira tripulação humana para pisar em Marte.

Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais