Carregando...

Internacional

Imagem: White House / Divulgação

“Sucesso extraordinário”, diz Biden sobre saída do Afeganistão

Presidente falou à nação sobre a retirada de tropas norte-americanas, encerrada nesta terça-feira (31)

Por Lucas Rage

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (Democratas) classificou como um “sucesso extraordinário” a retirada de tropas norte-americanas do Afeganistão, encerrada nesta terça-feira (31).

A saída dos Estados Unidos do território afegão encerra uma operação militar de 20 anos, cujo estopim foi o atentado às Torres Gêmeas ocorrido em Nova York, em 11 de setembro 2001.

 “O extraordinário sucesso desta missão foi devido à incrível habilidade, bravura e coragem altruísta dos militares dos Estados Unidos e de nossos diplomatas e profissionais de inteligência”, afirmou Biden, em pronunciamento à nação. "Nenhum outro país fez algo parecido em toda a história", completou.

Ao todo, 124 mil cidadãos americanos foram retirados do Afeganistão, segundo dados do Pentágono. A saída das tropas do país foi celebrada por simpatizantes e membros do Talibã, que tomaram o Aeroporto de Cabul.

Desaprovação recorde 

O número de americanos que desaprovam o governo Biden superou, pela primeira vez, o percentual de apoiadores do presidente — de acordo com o índice de aprovação da Presidência americana calculado pelo site especializado em dados FiveThirtyEight. De acordo com a iniciativa, 47,5% dos americanos desaprovam o democrata, enquanto 47,2% permanecem fiéis ao governo.

(Com informações de Estadão Conteúdo)

Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais