Meio ambiente

  1. Notícias
  2. Meio ambiente
  3. MPMG assina acordo para restauração da estátua do Juquinha, na Serra do Cipó
Imagem: MPMG/divulgação

MPMG assina acordo para restauração da estátua do Juquinha, na Serra do Cipó

Plano de ação inclui projeto de restauro, monitoramento contínuo, sinalização e ações de educação socioambiental


Por Da redação

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (Caoma), assinou nessa terça-feira, 26 de março, um acordo que garante a restauração da icônica estátua do Juquinha, localizada na Serra do Cipó. A escultura em argila foi esculpida pela artista plástica Virgínia Ferreira há mais de 30 anos.

A estátua é tombada pelo Decreto Municipal n° 72/2021, de Santana do Riacho e tramita na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais o Projeto de Lei n° 987/2019, que declara a estátua patrimônio histórico, artístico e cultural do Estado de Minas Gerais.

Movidos por denúncias de que o monumento passa por problemas de conservação, o MPMG e a Anglo American, que recentemente se tornou proprietária do terreno, celebraram o acordo para o restauro, melhoria da sinalização e segurança da estátua.

O termo prevê um plano de trabalho que inclui o planejamento e execução do plano de restauração, e ainda, o monitoramento remoto, 24 horas por dia, a instalação de sinalização indicativa com placas orientativas e atividade de educação socioambiental.

Segundo o promotor de Justiça e coordenador Regional da Bacia dos Rios das Velhas e Paraopeba do MPMG, Lucas Pardini, “a atuação do MPMG se deu por meio da instauração de um inquérito civil pela promotoria de Justiça de Jaboticatubas, motivado por notícias veiculadas na imprensa que davam conta do mal estado de conservação do patrimônio”.

(Com informações do MPMG)

Colunistas

Carregando...


Saiba mais