Carregando...

Meio ambiente

Imagem: Reprodução

Projeto que muda limites da Serra da Moeda pode ir ao Plenário da Assembleia

Texto passou em três comissões no Legislativo, e é criticado por supostamente beneficiar a mineração

Por Lucas Rage

A Serra da Moeda pode ganhar novos limites em breve. Proposta é prevista no PL 3.300/21, que está pronto para ser analisado pelo Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

O projeto modifica os limites do Monumento Natural Estadual da Serra da Moeda, situado nos municípios de Moeda e Itabirito, na Região Central do Estado. Ele prevê a inclusão de área de 75,28 hectares e a retirada de outros 12,81 hectares.

A proposição tem autoria do deputado estadual Thiago Cota (MDB), e recebeu parecer favorável da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Casa. O texto recebeu apenas um voto contrário na comissão.

Antes, o PL já havia sido aprovado nas Comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

A proposição recebeu duras críticas de parlamentares, por supostamente atender aos aos planos de expansão de empreendimento minerário da empresa Gerdau

A Gerdau se posicionou sobre o projeto, por meio do site Serra da Moeda Sustentável.

“A Gerdau preparou um plano de operação responsável para a continuidade das atividades da Mina de Várzea do Lopes, utilizando uma nova área de 12,81 hectares, sendo 8,86 hectares no município de Moeda e outros 3,95 hectares na cidade de Itabirito, ou seja, 0,54% da área total do Monumento Natural Estadual da Serra da Moeda. 

Como essa área adicional fica dentro do Monumento, que a Gerdau ajuda a cuidar com muita responsabilidade, a empresa fará uma doação de uma área 6 vezes maior (75,28 hectares) do que utilizará. Essa contrapartida ambiental formará uma importante ligação permanente entre o Monumento Natural Estadual da Serra da Moeda e a Estação Ecológica de Arêdes, proporcionando inúmeros benefícios ambientais”, afirma a mineradora.

Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais