Meio ambiente

  1. Notícias
  2. Meio ambiente
  3. Zema vai representar o Brasil na COP26
Imagem: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Zema vai representar o Brasil na COP26

Governador vai participar de painel no próximo dia 11


Por Victor Duarte

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), vai representar o Brasil no painel de abertura, no dia 11 deste mês, da Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas de 2021 (COP26), realizada em Glasgow, na Escócia. O evento foi iniciado em 31/10, reúne líderes mundiais para debater ações de combate a mudança do clima. 

Minas Gerais se tornou o primeiro Estado da América Latina e do Caribe a aderir a Campanha Mundial 'Race to Zero', ou Corrida para o Zero, na tradução para o português. O programa é uma campanha global para reunir lideranças com o objetivo de alcançar emissões líquidas zero de gases de efeito estufa até 2050, o que deverá limitar o aumento da temperatura global a 2,0 graus. 

Painel 

Os 13 dias de encontros da COP26 são divididos por pautas diárias, como energia, financiamento, natureza e uso da terra, transporte, entre outros. No dia 11/11, o governador participará de debate sobre Cidades, Regiões e Espaços Organizados, com o objetivo de discutir e avançar em ações adotadas por cidades, comunidades e regiões.

Ao lado de Zema estarão lideranças como o prefeito de Istambul, Ekrem Imamoglu, e a presidente do Conselho de Construção Verde do Quênia, Elizabeth Chege

No mesmo dia, o governador deverá acompanhar a participação da secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, no painel sobre cidades, regiões e ambiente construído. Ela foi convidada para participar do evento ‘Liderança climática de atores subnacionais no Reino Unido e além’, e vai apresentar que um portfólio com a descrição das ações e projetos desenvolvidos no Estado, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), voltados para a economia de baixo carbono, e também relacionados a medidas de enfrentamento e adaptação aos efeitos decorrentes das mudanças climáticas.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais