Mercado Automotivo

  1. Notícias
  2. Mercado Automotivo
  3. Afunda navio que estava há dias com carros em chamas no Atlântico
Imagem: Marinha de Portugal

Afunda navio que estava há dias com carros em chamas no Atlântico

Embarcação estava com quatro mil carros das marcas Lamborghini, Bentley, Porsche, Audi e Volkswagen


Por Marcello Oliveira

O navio carregado com cerca de quatro mil carros que estava em chamas no Oceano Atlântico próximo à costa portuguesa afundou nesta terça-feira (01) enquanto estava sendo rebocado. A informação foi confirmada pela Marinha de Portugal, que estava monitorando de perto a embarcação desde 16 de fevereiro, quando marinheiros a bordo identificaram o incêndio no porão do navio.

O incidente fez com que os 22 tripulantes deixassem o navio quando o incêndio ainda estava restrito em apenas uma parte do porão de cargas, onde estavam estacionados alguns dos carros que seguiam da Alemanha para os Estados Unidos. Ao todo estavam embarcados quatro mil carros de marcas do grupo Volkswagen, entre eles 1.100 Porsches, 21 Lamborghinis, 129 Bentleys e uma quantidade ainda não revelada de modelos Audi e de ID.3 e ID.4, modelos elétricos da Volkswagen, segundo informações do site americano Autoblog.

A manobra para rebocar o navio havia começado em 25 de fevereiro, mas, segundo a Marinha portuguesa, perdeu estabilidade e acabou afundando quando faltavam 46 quilômetros para o limite da Zona Econômica e Exclusiva de Portugal, em uma área com cerca de três mil metros de profundidade.

O navio Felicity Ace, de bandeira do Panamá, tinha partido de Emden, na Alemanha, com destino ao porto de Davisville, no estado norte-americano de Rhode Island. Os veículos abordo abasteceriam os concessionários das marcas nos Estados Unidos.

Incêndio persistente

O fogo iniciou em uma parte do porão onde parte dos carros estava estacionada, abaixo da linha d’água. Apesar de persistente, o fogo estava restrito àquela parte da embarcação. Mas, como o incêndio durou vários dias e consumiu materiais altamente inflamáveis, acabou atingindo outras partes do navio. As autoridades não conseguiram conter o incêndio no início pelo fato de a área atingida ser muito bem isolada pela robusta estrutura da embarcação.

Porsche de influencer está a bordo

Os danos e prejuízos ainda não foram calculados, mas há compradores preocupados, como o youtuber americano Matt Farah. O influenciador foi ao Twitter para dizer que seu Porsche era um dos veículos no navio em chamas. “Acabei de receber a ligação do meu revendedor. Meu carro está agora à deriva, possivelmente em chamas, no meio do oceano”, disse Farah em fevereiro, assim que soube do incêndio por meio da concessionária onde comprou o modelo .

O carro que ele aguarda é um Porsche Boxster 718 Spyder, encomendado em agosto do ano passado. O youtuber respondeu a um dos comentários dizendo que “o Boxster Spyder com motor Deman 4.5 e marchas curtas é o melhor carro esportivo de todos os tempos”. Em tom de lamento, Farah diz que tinha especificado o veículo exatamente como queria.

Um porta voz da Porsche disse que todos os clientes afetados pelo incidente serão comunicados pelas concessionárias onde fizeram a encomenda. 

Ninguém ficou ferido.

 

Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais