Mercado Automotivo

  1. Notícias
  2. Mercado Automotivo
  3. Carga de Porsches, Lamborghinis e Bentleys estão em chamas em navio no Atlântico
Imagem: Marinha de Portugal

Carga de Porsches, Lamborghinis e Bentleys estão em chamas em navio no Atlântico

Todos os tripulantes foram resgatados sem ferimentos, mas navio segue com sua carga em chamas aguardando socorro especializado


Por Marcello Oliveira

Um navio cargueiro carregado de automóveis está pegando fogo no meio do Oceano Atlântico. Entre os quatro mil carros, estão 1.100 Porsches e 21 Lamborghinis.

O navio Felicity Ace zarpou do porto de Emden, na Alemanha para os Estados Unidos e o incêndio começou quando a embarcação navegava pela costa de Portugal, a 170 km da ilha do Faial, nos Açores. Ao perceber o fogo, a tripulação emitiu um alarme de socorro à Marinha de Portugal na manhã de quarta-feira (16).

Com 200 metros de comprimento, o navio foi projetado para levar apenas veículos. Este tipo de embarcação é conhecido como estacionamento gigante e flutuante. A capacidade de carga é de quatro mil carros e segundo o portal de notícias Publico, de Portugal, o navio está carregado com sua capacidade máxima. Já o site americano Autoblog diz que são 2.500 carros e revelou que todos os veículos são do Grupo Volkswagen e deveriam abastecer concessionárias dos Estados Unidos. Além dos 1.100 Porsches e dos 21 Lamborghinis, haviam ainda 189 Bentleys e o restante dos veículos seriam da marca Volkswagen, incluindo os lançamentos ID.3 e ID.4, elétricos.

Felizmente, 22 membros da tripulação foram resgatados e transportados de helicóptero para a Ilha do Faial, 11 tripulantes foram resgatados do navio por meio de jangada ou bote salva-vidas e outros 11 foram resgatados por navio mercante.

Segundo a Marinha portuguesa, o fogo continua sem possibilidade de controle neste momento devido a grandiosa estrutura da embarcação e por causa disso, é muito provável que a carga não seja recuperada. Apesar disso, o fogo está sob controle, disse a Marinha aos jornalistas na manhã desta quinta-feira (17). Isso porque os veículos estão no porão, estacionados em níveis abaixo da linha d’água. O porão foi isolado e o fogo está concentrado nesta parte do navio, sem possibilidade de atingir o tanque de combustível da embarcação.

 As informações até o momento são de que o navio de carga de 17 anos deve ser rebocado, mas sem data para a manobra acontecer. O site FleetMon, que rastreia embarcações registradas, dizque o Felicity Ace está sendo acompanhado por um navio da Marinha portuguesa, para permanecer em espera enquanto os rebocadores chegam.

Porsche de influencer está a bordo

Os danos e prejuízos ainda não foram calculados, mas já há compradores preocupados, como o youtuber americano Matt Farah. O influenciador foi ao Twitter para dizer que seu Porsche era um dos veículos no navio em chamas. “Acabei de receber a ligação do meu revendedor. Meu carro está agora à deriva, possivelmente em chamas, no meio do oceano”, disse Farah.

O carro que ele aguarda é um Porsche Boxster 718 Spyder, encomendado em agosto do ano passado. O youtuber respondeu a um dos comentários dizendo que “o Boxster Spyder com motor Deman 4.5 e marchas curtas é o melhor carro esportivo de todos os tempos”. Em tom de lamento, Farah diz que tinha especificado o veículo exatamente como queria.

Um porta voz da Porsche disse que todos os clientes afetados pelo incidente serão comunicados pelas concessionárias onde fizeram a encomenda.  

Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais