Um navio cargueiro carregado de automóveis está pegando fogo no meio do Oceano Atlântico. Entre os quatro mil carros, estão 1.100 Porsches e 21 Lamborghinis.
O navio Felicity Ace zarpou do porto de Emden, na Alemanha para os Estados Unidos e o incêndio começou quando a embarcação navegava pela costa de Portugal, a 170 km da ilha do Faial, nos Açores. Ao perceber o fogo, a tripulação emitiu um alarme de socorro à Marinha de Portugal na manhã de quarta-feira (16).
Com 200 metros de comprimento, o navio foi projetado para levar apenas veículos. Este tipo de embarcação é conhecido como estacionamento gigante e flutuante. A capacidade de carga é de quatro mil carros e segundo o portal de notícias Publico, de Portugal, o navio está carregado com sua capacidade máxima. Já o site americano Autoblog diz que são 2.500 carros e revelou que todos os veículos são do Grupo Volkswagen e deveriam abastecer concessionárias dos Estados Unidos. Além dos 1.100 Porsches e dos 21 Lamborghinis, haviam ainda 189 Bentleys e o restante dos veículos seriam da marca Volkswagen, incluindo os lançamentos ID.3 e ID.4, elétricos.
Felizmente, 22 membros da tripulação foram resgatados e transportados de helicóptero para a Ilha do Faial, 11 tripulantes foram resgatados do navio por meio de jangada ou bote salva-vidas e outros 11 foram resgatados por navio mercante.
Segundo a Marinha portuguesa, o fogo continua sem possibilidade de controle neste momento devido a grandiosa estrutura da embarcação e por causa disso, é muito provável que a carga não seja recuperada. Apesar disso, o fogo está sob controle, disse a Marinha aos jornalistas na manhã desta quinta-feira (17). Isso porque os veículos estão no porão, estacionados em níveis abaixo da linha d’água. O porão foi isolado e o fogo está concentrado nesta parte do navio, sem possibilidade de atingir o tanque de combustível da embarcação.
As informações até o momento são de que o navio de carga de 17 anos deve ser rebocado, mas sem data para a manobra acontecer. O site FleetMon, que rastreia embarcações registradas, dizque o Felicity Ace está sendo acompanhado por um navio da Marinha portuguesa, para permanecer em espera enquanto os rebocadores chegam.
Porsche de influencer está a bordo
Os danos e prejuízos ainda não foram calculados, mas já há compradores preocupados, como o youtuber americano Matt Farah. O influenciador foi ao Twitter para dizer que seu Porsche era um dos veículos no navio em chamas. “Acabei de receber a ligação do meu revendedor. Meu carro está agora à deriva, possivelmente em chamas, no meio do oceano”, disse Farah.
O carro que ele aguarda é um Porsche Boxster 718 Spyder, encomendado em agosto do ano passado. O youtuber respondeu a um dos comentários dizendo que “o Boxster Spyder com motor Deman 4.5 e marchas curtas é o melhor carro esportivo de todos os tempos”. Em tom de lamento, Farah diz que tinha especificado o veículo exatamente como queria.
Um porta voz da Porsche disse que todos os clientes afetados pelo incidente serão comunicados pelas concessionárias onde fizeram a encomenda.