Mercado Automotivo

  1. Notícias
  2. Mercado Automotivo
  3. Carro voador ganha certificado e será vendido em 12 meses
Imagem: Klein Vision / Divulgação

Carro voador ganha certificado e será vendido em 12 meses

Modelo, equipado com motor BMW, completou com sucesso os últimos testes antes de entrar no mercado; condução exigirá licença de piloto


Por Marcello Oliveira

O carro voador, batizado de AirCar, ganhou o Certificado de Aeronavegabilidade após ser aprovado com boas notas em testes de voo e o certificado foi concedido pela autoridade de transportes da Eslováquia, país onde foram feitos os testes.

 Foram 70 horas de voos rigorosos, segundo os projetistas da Klein Vision, empresa que desenvolveu o veículo.

 Os voos de teste incluíram mais de 200 decolagens e aterrissagens e foram compatíveis com os padrões da Agência Europeia de Segurança da Aviação (EASA).

“Os desafiadores testes de voo incluíram toda a gama de manobras de voo e desempenho e demonstraram uma surpreendente estabilidade estática e dinâmica do veículo quando está em modo aeronave”, disse a empresa.

Em entrevista à rede de TV americana CNN, um porta-voz da Klein Vision que é necessária uma licença de piloto para dirigir o veículo híbrido, e acrescentou que a empresa espera colocar o “AirCar” à venda dentro de 12 meses.

 Motor BMW

Uma equipe de oito especialistas passou mais de 100.000 horas transformando conceitos de design em modelos matemáticos que permitiram a produção do protótipo do carro voador. O “AirCar” é movido por um motor BMW de 1.6 litros e funciona com um simples “combustível vendido em qualquer posto de gasolina”, disse Anton Zajac, cofundador da Klein Vision.

O veículo pode voar a uma altitude máxima de 18.000 pés (5,4 quilômetros).

Em junho de 2021, o carro voador completou um voo de teste de 35 minutos entre os aeroportos de Nitra e a capital Bratislava, na Eslováquia. Após o pouso, a aeronave “se transformou” em carro e foi conduzida pelas ruas até o centro da cidade.

“A certificação entregue ao AirCar abre as portas para a produção em massa de carros voadores muito eficientes”, disse o piloto de testes Stefan Klein, inventor do carro e líder da equipe de desenvolvimento.

Outros projetos de carros voadores em desenvolvimento incluem o PAL-V Liberty, um giroplano que também funciona como veículo automotivo, da empresa holandesa PAL-V. O veículo recebeu uma base de certificação completa da Agência Europeia de Segurança da Aviação, mas ainda não completou a etapa final de “demonstração de conformidade”, conforme diz o site da empresa holandesa.

Da mesma forma, a empresa norte-americana Terrafugia obteve um certificado de aeronavegabilidade de aeronaves especiais para o seu veículo Transition, que também permite aos usuários dirigir e voar.

Especialistas em transportes acreditam que veículos como o AirCar poderão, um dia, substituir os helicópteros.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais