Mercado Automotivo

  1. Notícias
  2. Mercado Automotivo
  3. Fiat deixa de produzir o Uno após 37 anos
Imagem: Fiat / Divulgação

Fiat deixa de produzir o Uno após 37 anos

Modelo é um dos cases de mais sucesso da indústria nacional e deixa o mercado com série especial vendida por R$ 85 mil


Por Marcello Oliveira

Após 37 anos de produção na planta de Betim, o Fiat Uno sairá de linha. Um dos modelos mais populares da história da indústria brasileira, terá uma edição especial de despedida com 250 exemplares.

 Os primeiros detalhes já foram divulgados pela Fiat, assim como o preço, um tanto quanto salgado, vale dizer. Por R$ 84.990 o comprador levará para a garagem um Uno numerado e com alguns equipamentos extras à versão regular, a Attractive, que custa R$ 68.490. A diferença de valor se justifica pelo “Kit Ciao” – sim, no configurador no site da Fiat ele aparece como um Kit - e pela pintura metálica cinza Silverstone.

 O Ciao inclui ar-condicionado, direção hidráulica, quadro de instrumentos com tela de LCD, rádio com Bluetooth, airbag duplo, travas e vidros elétricos dianteiros, Isofix, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, freios ABS, bancos traseiros bipartidos e rebatíveis e console de teto com espelho. Externamente ele se diferencia pelas maçanetas na cor do veículo, adesivo lateral com o nome "Uno Ciao" acompanhado da frase “LA STORIA DI UNA LEGGENDA” (“a história de uma lenda”, em italiano), rodas de liga leve escurecidas de aro 14 polegadas e o logo UNO nas cores da Itália à esquerda da tampa do porta-malas.

O interior conta ainda com revestimento exclusivo no bancos, apoio de braço para o motorista e acabamento em tons cinzas no painel. Ao lado da saída de ventilação do carona, uma plaqueta identifica o número da unidade produzida.

Sob o capô, o motor escolhido é o 1.0 Fire EVO flex, de 75 cv de potência e 9,9 kgfm de torque quando abastecido com etanol. O câmbio é manual de cinco velocidades. 

 História de sucesso

O Uno começou a ser produzido no Brasil em 1984 e acumulou ao longo de 37 anos de história mais de 4.379.356 unidades fabricadas. Logo no início ganhou o apelido de ‘botinha ortopédica’, pois suas linhas retas e o desenho da carroceria lembrava uma bota ortopédica usada por crianças para corrigir a pisada torta. Também no Brasil, ainda nos anos 1980, ganhou uma família completa, com o sedã Prêmio, a perua Elba e a picape e furgão Fiorino.

Foi precursor entre os populares, ao ganhar o motor 1.0, no início da década de 1990, tendo isenção de alíquota do IPI e assim concorrer com Fusca e Gol no segmento de entrada no Brasil. Por outro lado, foi o primeiro da categoria a ter um motor turbo, isso em 1994, sendo cobiçado pelos jovens e amantes de carros esportivos. O motor 1.4 turbo de 118 cv vinha junto com um conjunto estético que mudava a cara do Uno, como para choques esportivos, spoilers, teto solar, rodas com acabamento diamantado, bancos esportivos e o mesmo volante usado no modelo mais luxuoso da marca na época, o Tempra.

A versão ‘quadradinha do Uno’ passou por alguns facelifts ao longo da vida,o mais expressivos deles no final de 2004, já como modelo 2005. Sobreviveu até o final de 2013, quando saiu de linha com a série especial ‘Grazie Mille’, que trazia acabamento aveludado no forro das portas e bancos, além de mp3, ar condicionado, rodas diamantadas, direção hidráulica e pintura especial. Nesse momento o Uno atual já ocupava seu lugar nos showrooms das concessionárias, chamado de “Novo Uno”, com um conceito “quadrado arredondado”, apelando para a modernidade do projeto. Chegou a ter versão Way,de apelo aventureiro e também com motor 1.4. No seu lançamento, um dos diferenciais eram os kits de adesivos coloridos que permitiam personalizar o carro com diversas tatoos diferentes e até roda de liga pintada de branco puro ele teve.

 Mas hoje, atende basicamente aos frotistas e órgãos governamentais, com versão única de acabamento. A proximidade de preço e de utilidade do modelo com outros carros da Fiat, como Mobi e Argo acabou deixando o Uno sem mercado. 

Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais