Mercado Automotivo

  1. Notícias
  2. Mercado Automotivo
  3. Governo de Minas lança IPVA 2022 sem mudanças nos valores
Imagem: Leo Fontes / 98 Live

Governo de Minas lança IPVA 2022 sem mudanças nos valores

Romeu Zema decidiu por não acompanhar a valorização dos carros na tabela Fipe e valores do imposto seguem os mesmos de 2021


Por Da Redação

A Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais lançou oficialmente o IPVA de 2022 com a publicação, no Diário Oficial. Conforme já havia sido antecipado, a escala de pagamentos começa em 21 de março e vai até 31 de maio.

 A expectativa de arrecadação é de R$ 7,1 bilhões, lembrando que, desse total, 40% vão para o caixa único do Estado, 40% são destinados aos municípios onde os veículos estão emplacados e 20% vão para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Mais tempo para pagar

Para este ano, por causa da pandemia de covid-19, o governador Romeu Zema determinou a prorrogação do início da escala de vencimentos de janeiro para março, dando mais prazo aos motoristas para se programarem.

Não acompanha a tabela Fipe

O governador também sancionou a Lei que estabeleceu o congelamento da tabela usada para calcular os preços dos veículos, repetindo os valores praticados em 2021. Se fosse adotado o indicador padrão, que é a tabela Fipe, o impacto no bolso dos contribuintes seria de 22,8%, em média levando em consideração a alta valorização dos veículos em um ano. 

Taxa de Licenciamento

Os motoristas devem ficar atentos à data de vencimento da Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV), no valor de R$ 135,95. O tributo deve ser pago até o dia 31 de março, independentemente da placa do veículo.

Assim como o IPVA, a TRLAV pode ser paga diretamente nos terminais de autoatendimento ou guichês dos agentes arrecadadores, informando o número do Renavam. Também está disponível a emissão do Documento de Arrecadação pelo site da SEF.


Confira a escala de pagamento

Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais