Mercado Automotivo

  1. Notícias
  2. Mercado Automotivo
  3. IPVA 2022: mineiros que compraram veículos em 21 terão acesso à tabela na 2ª quinzena
Imagem: Agência Minas / Reprodução

IPVA 2022: mineiros que compraram veículos em 21 terão acesso à tabela na 2ª quinzena

Secretaria de Estado de Fazenda esclareceu dúvida sobre tabela de cálculo do tributo veicular, que ainda está em atualização


Por Lucas Rage

Os mineiros proprietários de veículos adquiridos, em 2021, só terão acesso à tabela de cálculo do IPVA 2022 na segunda quinzena de janeiro.

A informação foi divulgada nesta quinta-feira (6), pela Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG). Segundo a pasta, a base de dados disponível no site contempla somente veículos registrados até 1º de janeiro de 2021. Veículos registrados no estado após essa data constarão na segunda base de dados, que ainda está em atualização.

“Na oportunidade do lançamento do IPVA 2022, os dados já estarão disponíveis para pagamento diretamente nos agentes arrecadadores apenas com a informação do Renavam, sem a necessidade de guia”, informa a pasta.

Com relação a eventuais diferenças entre os valores pagos em 2021 e os apresentados para 2022, é preciso o contribuinte observar questões como a incidência ou não do desconto do programa Bom Pagador; opção ou não do pagamento em cota única, com desconto; data de aquisição no caso de veículo 0 km, pois o imposto é calculado proporcionalmente ao número de dias que o veículo estará de posse do proprietário; dentre outros fatores que precisam ser apurados, em casos específicos.

O calendário de pagamento do IPVA 2022, bem como o cálculo do tributo, está disponível pelo site fazenda.mg.gov.br.

Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais