O grupo Stellantis, dono de marcas como Fiat e Jeep, anunciou recentemente que em 16 anos não haverá mais nenhum veículo a combustão no portfólio das 14 marcas que sob seu comando. Essa é uma estratégia global e o Brasil está envolvido nela. Em outras palavras, significa que dentro deste período, toda a gama disponível para o mercado brasileiro será substituída.
O primeiro desses modelos elétricos será um SUV de pequeno porte que chegará no início de 2023 pela marca Jeep e logo em seguida, até o início de 2024, uma versão elétrica da picape 1500, da RAM.
O pequeno Jeep ainda não teve o nome divulgado, mas já se sabe que será um carro compacto, que ficará posicionado em um degrau abaixo do Renegade, hoje o menor SUV da marca. O Renegade, aliás, deve em breve ganhar uma versão elétrica no Brasil, que já existe lá fora. Hoje, para o mercado brasileiro ele é ofertado apenas com motor flex 1.3 turbo de 185 cv.A picape será uma candidata a enfrentar a Ford F-150 elétrica, nos Estados Unidos e que por enquanto não deve vir para o Brasil.
O SUV que chega em 2023 será o primeiro projeto 100% elétrico da Jeep.
O plano da Stellantis se chama “Dare Forward”, ou “Futuro ousado”, em português e ele tem como meta reduzir a emissão de carbono em 50% até 2030. Por isso que até lá, 100% dos modelos do grupo na Europa serão elétricos e 50% nos Estados Unidos.
No Brasil,o grupo sabe que carro elétrico atualmente só é acessíveis aos mais ricos, mas pretende contribuir para que seja uma tecnologia acessível a todos os perfis de consumidores.