Mercado Automotivo

  1. Notícias
  2. Mercado Automotivo
  3. RAM 3500 chega com o título de maior e mais cara picape do Brasil
Imagem: Marcello Oliveira / Rede 98

RAM 3500 chega com o título de maior e mais cara picape do Brasil

Importada do México, a grandalhona tem espaço de sobra para passageiros e cargas; preço passa a marca de meio milhão


Por Marcello Oliveira

A RAM lançou nesta quinta-feira (24) no Brasil o seu mais novo produto e que passa a ser a maior caminhonete disponível no mercado brasileiro, a RAM 3500. O crescimento da RAM - marca do grupo Stellantis - no Brasil possibilitou o investimento em novos modelos ao nosso mercado.

A grandalhona atenderá um público muito específico, principalmente no interior do Brasil. A 3500 chega para ocupar o topo da lista de picapes da marca, que já conta com a 1500 e a 2500 e além de ser a maior picape do país passa a ser também a mais cara. São três versões: a de entrada é a Laramie, de R$ 484.990, seguida pela Laramie Night Edition, de R$ 509.990 e a topo de linha Longhorn, de R$ 529.990.

Briga dentro de casa

Estivemos no lançamento em uma concessionária RAM de Belo Horizonte, no início da noite desta quinta-feira e o público focal no evento foi de atuais proprietários da RAM 2500. As dimensões das duas picapes são basicamente as mesmas: pouco mais de seis metros de comprimento, 3,78 metros de entre-eixos, 2,12 metros de largura e 2,03 metros de altura.

Já prevendo que boa parte dos compradores da 3500 será composta de donos de 2500, Stellantis resolveu destinar as primeiras unidades da nova picape para os clientes que estão na lista de espera da 2500, que chega a ser de 10 meses. Além do upgrade, receberão o carro novo antes do tempo previsto. O preço da 2500 hoje é de R$ 485 mil, o mesmo da 3500 de entrada e apenas R$ 25 mil mais barata do que 3500 intermediária e R$ 45 mil a menos do que a top de linha. O cliente que insistir em levar a 2500, terá de esperar.

 Diferencial

Apesar das dimensões similares, a 3500 leva a melhor quando comparado a capacidade de carga. A capacidade da caçamba é de 1.628 litros e pode carregar até 1.752 kg, mas a picape gigante pode ainda rebocar até nove toneladas. Outro ponto que a torna superior à 2500 é a suspensão traseira, que é de feixe de mola, muito mais apropriada ao trabalho do que o eixo rígido da irmã menor.

A RAM 3500 vem com motor Cummins 6.7 turbodiesel e seis cilindros que rende 377 cv e um torque descomunal de 117,3 kgfm. O câmbio é um automático de seis velocidades. O conjunto mecânico é o mesmo da 2500, com o motor preparado para ter 12 cv a mais.

Off-road

Todo o marketing da RAM para a 3500 é direcionado ao público que usará a ‘picapona’ no fora de estrada. Atributos para isso ela tem. Além da tração 4x4 ela tem bons ângulos de ataque e de saída (23º e 25,9º respectivamente), e um ângulo de rampa de 23,9º e 333 mm de vão livre.

Ao volante

A caminhonete já é encarada como a mais bruta do nosso mercado, mas nem por isso ela deixa de oferecer bons equipamentos voltados para o conforto e comodidade do condutor e demais ocupantes. Estão na lista da 3500 itens como faróis full LED Matrix direcional (para a topo de linha), câmera 360 graus, central Uconnect de 12 polegadas com conexão sem fio (Android Auto e Apple CarPlay) e itens como assistência à condução ADAS com controle de cruzeiro adaptativo com parada, alerta de colisão, assistência de permanência em faixa e som Harman Kardon com 17 falantes e 1 subwoofer na versão Laramie Night Edition. Na versão Laramie o som é Alpine com 10 falantes e 1 subwoofer.

Outro diferencial da picape é o couro 100% natural no revestimento dos bancos, painéis e portas. Alguns pequenos detalhes também chamam a atenção, como a fivela de cinto que decola o encosto dos bancos dianteiros e os tapetes de borracha com alto relevo simulando arame farpado, ressaltando a ‘brutalidade’ da RAM. 

Ram 3500 Laramie - R$ 484.990

 - Sistema multimídia Uconnect com tela de 12 polegadas

- Câmera 360°

- Câmera de caçamba

- Retrovisor eletrocrômico

- Som premium Alpine de 10 alto-falantes e 1 subwoofer

- Cancelamento ativo de ruído

- Estribos laterais de porta a porta (dão acessos extras à caçamba)

- Controle eletrônico de freio do reboque

- Faróis Full LED

- Comutação automática dos faróis

- Controle de velocidade de cruzeiro

- Monitoramento de pontos cegos

- Bancos em couro e alcântara

- Console central modular com 39 litros de volume

- Sobretapetes de borda elevada

 

Ram 3500 Laramie Night Edition - R$ 509.990

 

Todos os itens acima mais:

- Retrovisor interno digital

- Som premium Harman Kardon de 17 alto-falantes e 1 subwoofer

- Estribos elétricos (se recolhem com as portas fechadas)

- Controle adaptativo de velocidade

- Alerta de colisão frontal com frenagem autônoma

- Sistema de permanência na faixa de rodagem

- Faróis e lanternas com máscara negra

- Para-choques e molduras dianteiras na cor da carroceria

- Grade, rodas e emblemas escuros

- Interior preto

- Cab lights (luzes na capota, logo acima do para-brisa)

- Bancos traseiros laterais aquecidos

 

Ram 3500 Limited Longhorn - R$ 529.990

 Todos os itens acima (exceto acabamentos externos e internos escuros ou na cor da carroceria da Laramie Night Edition) mais:

 - Faróis Full LED Matrix (direcionais)

- Grade e rodas com desenho exclusivo

- Ganchos de reboque e molduras das janelas com acabamento cromado

- Revestimento marrom e preto em couro Natura Plus

- Acabamentos internos com madeira legítima

- Tapetes especiais

- Emblema da versão no console central

- Opção de pintura two-tone (Branco Pérola com Marrom Walnut)

Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais