Mercado Automotivo

  1. Notícias
  2. Mercado Automotivo
  3. Seis dicas para dirigir com segurança e manter o carro em dias de chuvas intensas
Imagem: Pixabay / Reprodução

Seis dicas para dirigir com segurança e manter o carro em dias de chuvas intensas

Medidas simples podem fazer a diferença para evitar acidentes e até de perder o carro pelas intensas chuvas


Por Da Redação

Os grandes volumes de chuva que atingem Minas neste período entre janeiro e fevereiro acendem um alerta para as estradas durante este período. Para evitar possíveis transtornos, vale conferir as dicas do especialista no assunto, o engenheiro mecânico e diretor executivo da Assovemg (Associação de Revendedores de Veículos do Estado de Minas Gerais) Rogério Diniz.

1) Planejar é sempre melhor que remediar

O ideal é traçar o percurso com antecedência e verificar possíveis acidentes que já tenham ocorrido. Evitar trafegar em áreas sujeitas a inundação e alagamentos, além de terrenos com riscos de deslizamento, é um fator importante já que nessa época do ano é comum que tais eventualidades venham a ocorrer.

Segundo Rogério, se informar evita transtornos desnecessários. ”Ferramentas digitais e redes sociais podem contribuir de forma significativa para uma direção preventiva. Estar sempre atento aos alertas de órgãos como a Defesa Civil e aplicativos com relatos de passageiros sobre trânsito e percurso, ajudam a evitar eventuais riscos e caminhos interditados”.

2) Atenção aos locais onde for estacionar

Árvores e vias com histórico de alagamento podem trazer uma preocupação a mais. “Em tempos de tempestades nada é garantido, por isso, a melhor maneira de se proteger caso tenha necessidade real de sair é buscar nas fontes oficiais o histórico dos locais por onde você vai trafegar e as possibilidades de precipitação elevadas. Neste último caso, o ideal é remarcar o compromisso”, conta Rogério.

 3) Conferir itens de segurança e utilizar faróis corretamente

 Alguns itens como faróis, pneus, limpadores de para-brisa e lanternas são de extrema importância em períodos de chuva. “Como a visibilidade diminui muito, o ideal é contar com o bom funcionamento e uso correto dos faróis, que no caso devem estar baixos”, conta.

 4) Manutenção preventiva

Para o também proprietário da revendedora de veículos seminovos e usados HR Veículos, além de mais seguro, faz bem para o bolso programar uma visita ao mecânico, “Fazer uma manutenção preventiva fica muito mais em conta que uma corretiva. Antes de viajar ou enfrentar chuvas é importante verificar todos os itens como correia, pastilhas, troca de óleo e fazer o alinhamento e balanceamento”.

5) Cuidados redobrados com aquaplanagem

A camada de água formada entre os pneus e o solo é um dos problemas conhecidos nas estradas em épocas de chuva. Os erros mais comuns envolvem a concepção errônea de que se deve frear ao atravessá-las. O ideal é apenas tirar o pé do acelerador mantendo a direção alinhada com a pista.

6) Distância de segurança

Em dias de chuva o espaço mínimo de 10 metros entre um carro e o outro se torna imprescindível. “Essa vale até mesmo para os dias de pista seca. Como é difícil prever as variáveis envolvidas quando o assunto é trânsito, uma direção preventiva envolve sempre distância entre veículos. Em dias de chuva essa regra é ainda mais valiosa já que a aspectos como a diminuição da aderência dos pneus e pouca visibilidade dificultam ainda mais a capacidade de frenagem” conta Rogério.

Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais