O alto preço do azeite de oliva nas gôndolas dos supermercados pode estar com os dias contados, se as previsões do Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentação da Espanha se concretizarem.
Maior produtora do mundo, com cerca de 45% de todo azeite mundial, a Espanha contabilizou nesta temporada uma melhor colheita de azeitonas no Mediterrâneo, que deve atingir cerca de 1,26 milhões de toneladas, após dois anos de estiagem e escassez da safra.
A boa expectativa pode aliviar a crise que elevou os valores do produto na Europa e nos principais compradores do mundo. Assim como no Brasil, supermercados europeus também praticam preços recordes que transformaram o azeite de oliva em "ouro líquido".
Segundo o governo espanhol, as condições climáticas das próximas semanas ainda podem impactar a produção, já que a colheita teve início no começo de outubro, mas as projeções de melhora da safra inspiram confiança, embora os impactos positivos no bolso dos consumidores brasileiros não sejam sentidos imediatamente.