Nacional

  1. Notícias
  2. Nacional
  3. Adolescentes de 13 a 15 anos são os que mais sofrem com o cyberbullying
Imagem: © Valter Campanato/Agência Brasil

Adolescentes de 13 a 15 anos são os que mais sofrem com o cyberbullying

Outro dado preocupante é em relação aos jovens que disseram que se sentem tristes


Por Guilherme Alves

Os adolescentes de 13 a 15 anos são os que mais sofrem com o cyberbullying, prática de agressões em ambientes virtuais, como redes sociais. De acordo com o estudo da Escola de Enfermagem da UFMG  e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os estudantes dessa faixa etária são os que mais sofrem com ofensas, intimidações e perseguições virtuais. 

No levantamento, que contou com a participação de mais de 159 mil estudantes de 13 a 17 anos do Ensino Fundamental e Médio, 13% dos jovens já foram alvos de ataques na internet, com a divulgação de imagens, vídeos ou mensagens ofensivas. Jovens do sexo feminino (16,2%), filhos de mãe sem escolaridade (16,2%) e estudante de escola pública (13,3%) estão entre as principais vítimas. 

Saúde mental dos jovens é preocupação

Outro dado preocupante é em relação aos jovens que disseram que se sentem tristes (17%), que não têm amigos (26,1%) e que afirmam que a vida não vale a pena (22,3%), que também estão entre os maiores alvos de cyberbullying. 

Segundo a professora Deborah Carvalho Malta, do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem, riscos relacionados à depressão e ideias suicidas cresceram justamente nesses grupos. 

“Essas vítimas tiveram um aumento substancial nos riscos relacionados com depressão, ideações suicidas, tentativas de suicídio e automutilação”, diz a professora. 


Colunistas

Carregando...


Saiba mais