Nacional

  1. Notícias
  2. Nacional
  3. Alertas sobre o clima serão emitidos pelo whatsapp; saiba como se cadastrar
Imagem: Defesa Civil

Alertas sobre o clima serão emitidos pelo whatsapp; saiba como se cadastrar

Serviço inédito de emissão de alertas de desastres começa a funcionar em até 60 dias


Por Déborah Lima

A população brasileira poderá contar com uma ferramenta fácil para receber alertas relacionados ao clima. Basta cadastrar o telefone (61) 2034-4611 no aplicativo WhatsApp. A ferramenta ainda está em desenvolvimento, então, em até 60 dias, as mensagens vão começar a ser disparadas para quem já estiver cadastrado.

A ação é uma parceria do Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional, em parceria com o WhatsApp e a Robbu, que assinaram o Acordo de Cooperação Técnica nesta quarta-feira (29).

Como funciona

Depois do cadastro, é preciso interagir com o chatbot. Na sequência, o usuário poderá compartilhar sua localização atual ou qualquer outra do seu interesse e, dessa forma, receber os alertas para aquela região, além de dicas de autoproteção, melhores rotas de evacuação no caso de um desastre, e até alertas ativos em outros estados do Brasil.

A iniciativa é inovadora no país, com foco no desenvolvimento da percepção de risco e, consequentemente, na prevenção de ocorrências graves.

A ferramenta será alimentada por estados e municípios com tecnologia e capacidade de emissão de alertas de risco. A expectativa é atingir toda população usuária da rede social.

Dados do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres:

  • O Brasil possui 165 milhões de usuários de Whatsapp
  • 96,4% deste público possui de 16 a 65 anos
  • A plataforma 40199 possui 10 milhões de usuários

Alerta por SMS

A população brasileira já recebe alertas da Defesa Civil por meio de SMS, Telegram, TV por assinatura e, também, pelo Google. “A ampliação desse serviço pelo WhatsApp permitirá que milhões de brasileiros tenham acesso aos alertas e medidas de autoproteção em situações de emergência”, informou o órgão.

Belo Horizonte

Em Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.

A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil por meio do Instagram, Twitter, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.

Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais