Nacional

  1. Notícias
  2. Nacional
  3. Anvisa aprova autoteste para a Covid-19 que será fabricado no Brasil
Imagem: Myke Sena/MS

Anvisa aprova autoteste para a Covid-19 que será fabricado no Brasil

Este é o segundo autoteste aprovado pela agência


Por João Henrique do Vale

O segundo autoteste para a Covid-19 foi aprovado, nesta quarta-feira, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O produto será fabricado no Brasil pela empresa Eco Diagnóstica Ltda. O produto foi desenvolvido para uso de amostra obtida por swab nasal não profundo e que fornece o resultado após 15 minutos.

Foram analisados uma uma série de requisitos técnicos, entre os quais estão a usabilidade e o gerenciamento de risco. “Estes dois critérios são centrais para um autoteste e servem para adequar o produto ao uso por pessoas leigas, garantindo maior segurança”, afirmou a Anvisa. 

O produto teve o desempenho avaliado e aprovado pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), conforme estabelecido no Plano Nacional de Expansão da Testagem (PNE) do Ministério da Saúde. A publicação do registro está na Resolução RE 569/2022, publicada nesta quarta-feira (23/2) no Diário Oficial da União. A disponibilidade do produto no mercado depende da empresa detentora do registro.

Este é o segundo autoteste aprovado pela a Anivsa. Em 18 de fevereiro, a agência deu o aval para o produto Novel Coronavírus (Covid-19) Autoteste Antígeno e o uso com amostra de swab nasal não profunda, com resultado após 15 minutos. 

O produto é fabricado pela CPMH Comércio e Indústria de Produto Médico-Hospitalares. 

Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais