Nacional

  1. Notícias
  2. Nacional
  3. Bombeiros de Minas chegam na Bahia para auxílio no resgate ás vítimas das chuvas
Imagem: Corpo de Bombeiros de MG / Divulgação

Bombeiros de Minas chegam na Bahia para auxílio no resgate ás vítimas das chuvas

No total, mais de 430 mil pessoas foram afetadas pelos temporais, que já causaram 18 mortos


Por Da Redação

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) está reforçando desde sábado de Natal (25) o efetivo na nas ações de busca e salvamento e também apoio humanitário em resposta às chuvas que afetaram o estado da Bahia nos últimos dias.

 As ações são integradas com o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) e demais órgãos de defesa civil do estado e do governo federal para a execução de atividades relativas à busca e salvamento e demais ações assistenciais.

O governador da Bahia, Rui Costa, assinou novo decreto estadual que inclui mais 47 cidades na lista de municípios em situação de emergência em decorrência dos temporais. Agora, são  72 municípios nesta situação.

Com a medida, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos estaduais para apoiar as ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução das cidades.

De acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), mais de 430 mil pessoas foram afetadas pelos temporais. O estado tem 16.001 desabrigados pelas chuvas, 19.580 desalojados, dois desaparecidos e 18 mortos. 

A Operação Integrada com o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais teve início no dia 25 de dezembro, na cidade de Ilhéus, e contou com o apoio da aeronave Arcanjo 02 e de uma tripulação formada por cinco bombeiros, além de mais três guarnições que seguiram por terra, totalizando uma equipe de 16 bombeiros militares mineiros.

Equipamentos

Além da experiência em grandes eventos catastróficos, os militares mineiros levam na bagagem equipamentos diversos de salvamento como cesto de aeronave para remoção de pessoas ilhadas, carretinha de transporte, um bote e um barco. A comitiva do CBMMG também leva dois geradores, luzes de cena, materiais de escoramento/rompimento, salvamento em enchentes/veicular/terrestre/altura, HTs Tait para comunicação e 1 aeronáutico, ração de campanha e combustível.

 Ações para esta segunda-feira (27)

 - Continuidade do deslocamento para Ilhéus;

- Reconhecimento nas cidades de Itambé, Itapetinga e Itororó;

- Retirada de árvore em rodovia;

- Criação de acesso em ponte para extração de pessoas de comunidade em Itambé;

- Retirada de veículos presos em estrada inundada;

- Chegada da Equipe Terrestre no Posto de Comando em Ilhéus;

Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais