Nacional

  1. Notícias
  2. Nacional
  3. Bombeiros de Minas já encontraram oito corpos nas buscas em Petrópolis
Imagem: CBMMG

Bombeiros de Minas já encontraram oito corpos nas buscas em Petrópolis

Uma das vítimas foi encontrada nesse domingo (20) pelo cão Bono


Por Carol Torres

Militares do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG), que atuam nas buscas em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, já participaram da localização de oito corpos de vítimas das chuvas que atingem a cidade. As equipes estão há quatro dias auxiliando os trabalhos no município.

A última vítima encontrada estava na área Alpha 3, local conhecido como Morro da Oficina. O corpo foi sinalizado pelo cão Bono, no final da noite desse domingo (20). As buscas da equipe mineira continuam nesta região e os bombeiros ainda trabalham com mais três pontos de interesse pelo canil do CBMMG nessa mesma localidade.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, 176 pessoas morreram em decorrência da tragédia. Também estão sendo procurados mais de 100 desaparecidos.

Suporte

14 militares especialistas do CBMMG foram enviados a Petrópolis, que enfrentou um forte temporal em 15 de fevereiro. Desde então a chuva voltou a atingir a cidade em diversas ocasiões. O deslocamento dos militares mineiros faz parte de um esforço conjunto, composto por dezesseis Corpos de Bombeiros Militares do Brasil, coordenado pela Ligabom (Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil).

Técnicas

Na busca pelos desaparecidos, os bombeiros mineiros utilizam técnicas como o desmanche hidráulico, que é a utilização da força da água pressurizada para amolecer e remover a lama. A terra molhada e pastosa vai se desmontando, o que facilita a escavação, aumentando assim a efetividade do serviço.

Eles trabalham ainda com a utilização de equipamentos de detector de vida, detector de vida sísmico, geradores, luzes de cena, materiais de escoramento, além de dois binômios (conjunto de militar e cão) especializados em busca em estruturas colapsadas.

Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais