O escritório de advocacia Pinheiro Neto Advogados demitiu a estudante Tatiane Joseph Khoury, de 20 anos, que aparece em um vídeo proferindo xingamentos racistas a alunos da Universidade de São Paulo (USP).
O episódio ocorreu no último sábado (16/11), durante uma partida de handebol dos Jogos Jurídicos Estaduais, no município de Americana, no interior de São Paulo.
Tatiane e outros estudantes da PUC de São Paulo atacaram com ofensas racistas os adversários da USP. Nas imagens em questão, é possível ver os alunos utilizando o termo “cotistas” de forma pejorativa.
"O escritório Pinheiro Neto Advogados lamenta o episódio ocorrido durante os Jogos Jurídicos Estaduais, no último sábado (16/11). O escritório reitera que não tolera racismo ou qualquer outro tipo de preconceito. Informamos que a estagiária envolvida nesse episódio não integra mais o escritório", diz a empresa.
A organização dos jogos também lamentou o ocorrido e disse que providências serão tomadas para punir os envolvidos.
“Informamos que os jogos da PUC-SP a serem realizados nas rodadas restantes da edição de 2024 ocorrerão sem a participação da respectiva torcida. Ainda, chegou ao nosso entendimento que as devidas ações já foram feitas contra os agressores visando assegurar que os atos racistas registrados sejam investigados e responsabilizados conforme a lei”, diz a organização.
Em nota conjunta, as duas universidades também se manifestaram sobre o ocorrido. “Essas manifestações são absolutamente inadmissíveis e vão de encontro aos valores democráticos e humanistas, historicamente defendidos por nossas instituições”, diz a nota. A estudante em questão ainda não se manifestou sobre o caso.