A Previdência Social conseguiu evitar um prejuízo milionário a diversas pessoas do país no último ano. Nesta terça-feira (21/01), o Ministério da Previdência Social divulgou que as operações da "Força-Tarefa Previdenciária" tenham evitado golpes que, juntos, teriam pago R$393,8 milhões a beneficiários fraudulentos.
Os trabalhos cumpriram 344 mandados judiciais (sendo 99 mandados de prisão), 277 mandados de busca e apreensão (resultando em 33 prisões). Além do Ministério da Previdência Social, a força-tarefa contou com o apoio da Polícia Federal e do Ministério Público.
“Estamos diante de um cenário desafiador, já que a maioria dos casos trazem uma maior complexidade para a identificação e a investigação por se tratar de crimes cibernéticos. Tais ações necessitam de um conhecimento ainda mais especializado por parte dos nossos analistas. Para tanto, temos procurado disseminar o conhecimento internamente e capacitar nossos servidores em novas tecnologias e aptidões”, disse Thaís Regina de Santana, coordenadora-geral de inteligência da Previdência Social.
A operação "Mercado de Dados" foi a maior do último ano, cumprindo 18 mandados de prisão preventiva e 29 de busca e apreensão em 24 cidades brasileiras.
*Estagiário sob supervisão do editor João Renato Faria