O Ministério de Minas e Energia do atual governo avalia retomar o horário de verão como forma de tentar evitar o racionamento de energia, que se tornou uma possibilidade por conta da seca que atinge o país.
Em um evento internacional realizado nesta quarta-feira, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, comentou a possibilidade, destacando ser algo em análise, mas ainda sem uma decisão final.
“É algo que está colocado na mesa, mas não existe uma decisão, porque até depende do índice pluviométrico. No setor energético, todas as possibilidades têm que estar na mesa, porque a compreensão das pessoas que se aprofundam na matéria sabem que o nosso desafio, como formuladores de política pública desse setor, é equilibrar a segurança energética com a modicidade tarifária”, afirmou o ministro aos jornalistas.
Vale lembrar que o horário de verão foi extinto em abril de 2019, pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O retorno da medida chegou a ser especulada também durante a forte seca de 2023, mas na época foi descartada pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT).