Francisco Wanderley Luiz, mais conhecido como Tiu França, morreu na noite dessa quarta-feira (13/11) ao lançar artefatos explosivos contra a estátua do Superior Tribunal Federal (STF).
Um segurança do STF, que presenciou o ocorrido, conta que ao lançar a última bomba, o homem deitou no chão, cobriu a cabeça com um travesseiro e aguardou a explosão. Francisco foi atingido pelo explosivo e morreu no local.
O segurança disse ter visto o homem se aproximando da estátua da justiça. Ele ficou parado diante dela por alguns instantes, em atitude suspeita.
A testemunha conta que o homem estava com uma mochila e que, em determinado momento, a colocou no chão e tirou um extintor e blusa de dentro dela.
Com a aproximação dos seguranças do STF, ele abriu a camisa e os advertiu para não se aproximarem. A testemunha viu que o homem portava um objeto semelhante a um relógio digital, e que desconfiou que tratava-se de uma bomba.
O segurança solicitou reforço quando o indivíduo saiu com os artefatos para lateral e lançou dois ou três deles, que estouraram. Em determinado momento, Francisco deitou no chão e acendeu o último artefato, que explodiu nele.