Carregando...

Nacional

Imagem: Fábio Pozzebom/Agência Brasil

Inscrições abertas: TSE amplia participantes em testes em urnas eletrônicas

Todos os cidadãos maiores de 18 anos podem participar

Por Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou hoje (26) as regras para o sexto teste de segurança das urnas eletrônicas, e neste ano decidiu ampliar o número máximo de participantes, de 10 para 15, entre outras novidades. Os interessados têm até 29 de setembro para fazer uma pré-inscrição.

A sexta edição do Teste Público de Segurança (TPS) do Sistema Eletrônico de Votação vai acontecer entre de 22 a 26 de novembro deste ano. O TPS é um evento em que a Justiça Eleitoral torna o hardware e o software utilizados na urna eletrônica e vários outros sistemas eleitorais disponíveis para verificação e teste pela sociedade brasileira. Todos os cidadãos maiores de 18 anos podem participar, assim como instituições acadêmicas e órgão públicos. A pré-inscrição pode ser feita aqui.

Neste ano, cada uma das 15 participações poderá contar com uma equipe de até cinco pessoas. Outra novidade é ampliação dos programas disponibilizados para investigação, que agora incluem sistemas de apoio à auditoria de funcionamento das urnas e outros softwares verificadores, além dos códigos da própria urna.

O prazo para os investigadores inspecionarem os códigos-fontes dos sistemas também foi ampliado de uma para duas semanas, informou o TSE. A previsão é que resultados preliminares dos testes sejam publicados em 27 de novembro.


Com informações do TSE

Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais