Nacional

  1. Notícias
  2. Nacional
  3. Preço dos medicamentos vai aumentar a partir desta quinta-feira (30)
Imagem: Pixabay

Preço dos medicamentos vai aumentar a partir desta quinta-feira (30)

Reajuste de 10,89% será aplicado a cerca de 13 mil remédios disponíveis em farmácias do Brasil


Por Déborah Lima

O preço dos remédios deve subir em todo Brasil a partir desta quinta-feira (30).

A Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) autorizou reajuste de 10,89% do valor cobrado em cerca de 13 mil apresentações de medicamentos disponíveis no mercado varejista brasileiro.

O Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma) chama o aumento definido pelo governo federal de “recomposição anual de preços”, pois afirma que, durante dois anos de pandemia, a oferta dos medicamentos manteve-se regular e seus preços aumentaram menos do que os dos alimentos e dos transportes, por exemplo.

Levantamento do Sindicato mostra que, no acumulado de 2021 e 2020, os medicamentos subiram em média 3,75%, enquanto a inflação geral no Brasil saltou para 15,03%, gerando uma diferença para menos de 11 pontos percentuais.

“Os medicamentos têm um dos mais previsíveis e estáveis comportamentos de preço da economia brasileira”, afirma o presidente executivo do Sindusfarma, Nelson Mussolini.

A recomendação é pesquisar. “É importante o consumidor pesquisar nas farmácias e drogarias as melhores ofertas dos medicamentos prescritos pelos profissionais de saúde”, recomenda Mussolini. “Dependendo da reposição de estoques e das estratégias comerciais dos estabelecimentos, aumentos de preço podem demorar meses ou nem acontecer”.


Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais