Opinião

  1. Notícias
  2. Opinião
  3. A caça esportiva pode salvar a fauna silvestre
Imagem: Reprodução

A caça esportiva pode salvar a fauna silvestre

Proposta integra PL 5544/2020, que tramita na Câmara Federal


Notícias

Antônio Claret Jr.

Advogado e Vice-Presidente do Instituto Liberal


Alguma movimentação aconteceu no Projeto de Lei 5544/2020 na Câmara Federal e, logo os ambientalistas se movimentaram, apresentando críticas e vídeos de animais morrendo com mordidas de cães e balas de armas. Isso porque o mencionado PL trata da regulamentação da caça esportiva no Brasil. Entretanto, a guerra ideológica incorporada pelos manifestantes parece mais um tiro no pé.

Pois bem, é preciso compreender que, diferente do que se imagina em um primeiro momento, a caça esportiva irá gerar proteção aos animais silvestres e todo seu habitat.

É fato constatado que a maior causa de destruição do habitat natural de animais silvestres no país é, sem a menor dúvida, a expansão das fronteiras agrícolas. Matas são derrubadas exatamente para uso como lavouras dos mais variados tipos de produtos agrícolas.

Esta expansão ocorre porque ainda vale muito mais a pena produzir alimentos que manter floresta em pé. Há, de fato, um projeto, ou sonho, para que o mercado de carbono possa mudar este jogo, mas, diante dos frágeis resultados recentes, ainda tomará alguns anos até que consiga ser vantajoso economicamente. Dessa forma, necessário se faz encontrar uma opção para a proteção do habitat natural dos animais silvestres.

Pois bem, uma forma de valorizar o habitat natural dos animais silvestres é, exatamente, autorizando a caça esportiva. Isso porque haverá interesse econômico na manutenção das florestas onde eles vivem para que a prática possa ser desenvolvida. 

Além da defesa do espaço pelo puro interesse no esporte, é possível arrecadar dinheiro para ajudar na fiscalização e tecnologias para conservação de espécies. Por exemplo, nos Estados Unidos, cerca de 75% dos recursos financeiros utilizados na manutenção de espaços como habitat natural de animais silvestres tem origem em licenças e taxas associadas ao esporte de caça.

Assim, quando ouvir alguém criticando o PL5544/2020, conte para ela que ao combater a regulamentação da caça esportiva, está matando muitas vezes mais animais que pela caça.

* Esta coluna tem caráter opinativo e não reflete o posicionamento do grupo.
Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais